Saint-Romain Combe Bazin 2012, Domaine de Chassorney

Saint-Romain é uma denominação de origem próxima a Pommard, que se especializou sobretudo na produção de vinhos brancos. Embora não tenha nenhum vinhedo classificado como Premier Cru, alguns de seus principais climats se destacam, entre eles Combe Bazin. E é a partir de parcelas próprias neste vinhedo que Frédéric Cossard elabora seu Saint-Romain Combe Bazin, possivelmente o vinho mais icônico de sua vinícola.

O vinho foi elaborado a partir de uvas de vinhas de cultivo orgânico e com uso de métodos biodinâmicos, plantadas em um terreno de orientação leste e forte inclinação, entre 280 e 400 metros acima do nível do mar. Após fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas, o vinho cumpriu estágio cerca de 12 meses em barris de carvalho. O vinho não passou por filtração, colagem ou adição de sulfitos antes do engarrafamento.

Degustando

Se a safra de 2012 pode ser considerada como irregular para os vinhos brancos da Borgonha, este Chardonnay parece combinar diversas características, apresentando uma interessante combinação de estilos. No visual, mostrou coloração amarelo palha, enquanto o olfativo foi marcado por um estilo mais mineral, com frutas brancas menos evoluídas e um toque salino.

Na boca, um vinho de excelente estrutura, combinando um corpo mais gordo com uma acidez cortante. De um lado se mostrou salino e direto, mas de outro trouxe uma certa viscosidade e maior peso de boca, compondo um equilíbrio onde nada passou despercebido, com longa persistência. Os vinhos de Frédéric Cossard e de sua Domaine de Chassorney são trazidos para o Brasil pela Worldwine. Esta cuvée, oferecida pelos amigos Rafael e Rebeca, estava esgotada no site da importadora em outubro de 2021, mas podia ser encontrada em lojas online na faixa de R$ 720 para safras mais recentes.

Nome do VinhoSaint-Romain Combe BazinSafra2012Produtor Domaine de ChassorneyEnólogoFrédéric CossardUvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaSaint-Romain (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoSaint-Romain PaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilWorld Wine

O post Saint-Romain Combe Bazin 2012, Domaine de Chassorney apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.