San Bernardo Dogliani Superiore 2016, Anna Maria Abbona

Não só de Nebbiolo vive o Piemonte. Se algumas denominações de origem famosas, como Barolo e Barbaresco, ganharam fama pela qualidade desta variedade, outras partes desta região italiana construíram sua reputação a partir dos vinhos de outras uvas. E uma delas é Dogliani Superiore DOCG, que tem a uva Dolcetto como principal personagem.

O San Bernardo Dogliani 2016 foi elaborado por Anna Maria Abbona, produtora que iniciou suas atividades em 1989, na época com foco apenas em Dolcetto (seu primeiro Barolo data de 2009). As uvas, de cultivo sustentável, são provenientes de um vinhas velhas (plantadas na década de 1930) de vinhedos de altitude (530 a 570 metros acima do nível do mar). Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas em tanques de inox, para posterior estágio em botti.

Degustando

Se alguém acredita que todos os vinhos elaborados com Dolcetto são relativamente simples e para consumo rápido, fica aqui uma dica. No visual, mostrou coloração violeta de alta concentração, com o olfativo marcado por notas primárias, sobretudo aromas florais (violeta), acompanhados por frutas vermelhas e negras bem presentes.

Na boca, um vinho intenso, de acidez e corpo médios, com taninos presentes mas já macios. Com muita fruta e estrutura no palato, certamente deve ganhar muito com mais alguns anos de garrafa, ajudando na integração de sabores e texturas e trazendo maior presença de notas terciárias. Um Dolcetto de estilo tradizionalista, com extração, corpo e densidade destacadas, não é importado para o Brasil e na Europa é vendido na faixa de € 17.

Nome do VinhoSan Bernardo Dogliani Superiore Safra2016Produtor Anna Maria AbbonaEnólogoFranco SchellinoUva DolcettoSoloCalcário (margas brancas)Graduação Alcoólica15%Sede da VinícolaFarigliano (Piemonte)DenominaçãoDogliani Superiore DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa Intervenção

O post San Bernardo Dogliani Superiore 2016, Anna Maria Abbona apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.