Saumur-Champigny 2012, Le P’tit Domaine

Richard Desouche tem a sua vida professional dividida em duas partes. De um lado, é o responsável pelos vinhedos da Clos Rougeard, possivelmente o mais badalado produtor de vinhos do Vale do Loire. De outro, tem seu projeto pessoal, iniciado em 2006 em Saumur-Champigny e chamado de Le P’tit Domaine. Com menos de 5 hectares de vinhedo, foca seus esforços nas duas variedades mais tradicionais da região: Chenin Blanc e Cabernet Franc.

O Saumur-Champigny 2012 foi elaborado a partir de vinhas velhas (entre 35 e 50 anos) já na época cultivadas de forma orgânica (a certificação veio a partir de 2013). Após colheita manual, as uvas de Cabernet Franc foram completamente desengaçadas e receberam leve adição de sulfitos, que, segundo ele, foram completamente absorvidos pelas leveduras indígenas usadas na fermentação, realizada em tanques de inox. O vinho passou por estágio em barris de carvalho usado, com leve adição de sulfitos também antes do engarrafamento.

Degustando

Um Cabernet Franc de Saumur Champigny que, em termos de estilo, talvez tenha lembrado mais um corte de Saint-Emillion, com destacados aromas florais, discreta presença de notas herbáceas e taninos macios e sedosos para os padrões desta variedade. No visual, mostrou coloração rubi de média intensidade e leve halo de evolução, com um olfativo intenso e complexo, marcado por aromas florais (violeta) e de grafite, acompanhados por notas mais discretas de ervas verdes e leve madeira.

Na boca, um Cabernet Franc de boa acidez, corpo médio e taninos presentes, mas bem resolvidos e sedosos. Um vinho muito fresco, elegante e de ótima estrutura, com notas florais também no palato, com um leve toque sanguíneo. Uma excelente expressão desta uva que, apesar de sua indiscutível qualidade, até hoje não consegue agradar muitos paladares quando vinificada como monovarietal. Este vinho foi trazido para o Brasil pela 011 Import e era vendido no seu site a R$ 290, porém atualmente está esgotado na importadora.

Nome do VinhoSaumur-Champigny Le P’tit DomaineSafra2012Produtor Le P’tit DomaineEnólogoRichard DesoucheUvaCabernet FrancSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaVarains (Maine-et-Loire) DenominaçãoSaumur-ChampignyPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no Brasil011 Import

O post Saumur-Champigny 2012, Le P’tit Domaine apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.