Savagnin 2010, Overnoy-Crinquand

Uma viagem ao Jura de antigamente. As famílias Overnoy e Crinquand seguem administrando suas propriedades como policultura e de forma orgânica, como faziam antes desta região passar a ser conhecida ao redor do mundo. Além de seus 5,5 hectares de vinhedos, também cultivam grãos e cereais, além de cuidar de vacas para produzir leite, para produzir o famoso queijo Comté.

Este Savagnin 2010 foi elaborado a partir de um vinhedo de cerca de 1 hectare, de vinhas de cerca de 35 anos de idade média, certificadas orgânicas desde a década de 1990. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas em foudres de carvalho usado. O vinho passou 48 meses em contato com suas lias em foudres de 2.500 litros, sendo engarrafado sem colagem e após leve filtração. A vinícola descreve sua elaboração como um híbrido entre ouillé e sous voile.

Degustando

Um vinho na sua plenitude, com ótima integração de aromas e sabores, combinando notas terciárias e primárias tanto na boca quanto no nariz. No visual, mostrou coloração dourada intensa, com o olfativo marcado por aromas oxidativos, nozes e cera de abelha, com notas cítricas e de maresia.

Na boca, um Savagnin de boa estrutura e alta acidez, esta última se destacando dentro de um conjunto de corpo médio e muita textura, lembrando taninos mais leves. Um vinho fresco e de boa complexidade, com o meio de boca marcado pela presença intensa de frutas amarelas, com notas oxidativas e salinas fechando o retrogosto. Este vinho não é importado para o Brasil, na Europa é vendido na faixa de € 32.

Nome do VinhoSavagninSafra2010Produtor Overnoy-CrinquandEnólogoMikael Crinquand UvaSavagninSoloMarga cinza (Calcário)Graduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaPupillin (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoArbois PupillinPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Savagnin 2010, Overnoy-Crinquand apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.