Savennières Roche-aux-Moines Le Rigourd 1989, Château de Chamboureau

Os vinhos da região de Savenniéres são conhecidos pelo seu incrível potencial de evolução. E isso é ainda mais potencializado em seus melhores vinhedos, como Roche-aux-Moines (que passou a ser uma denominação de origem independente a partir de 2011, com apenas 20 hectares de vinhas).  Assim como em sua denominação vizinha (Coulée de Serrant), a Chenin Blanc atinge nestes vinhedos de solos de xisto algumas de suas melhores expressões no Loire.

O Savennières Roche-aux-Moines Le Rigourd foi elaborado pela Château de Chamboureau, vinícola na época controlada pela família Soulez. A situação mudou a partir de 2006, quando Pierre Soulez vendeu todos os seus vinhedos, juntamente com os direitos da marca Château de Chamboureau a Philippe Fournier, um magnata das telecomunicações. Desde então, todos os vinhos e vinhedos foram absorvidos pela Domaine FL, de propriedade de Fournier.

Degustando

Um vinho que, combinando alta acidez com untuosidade, evidenciou a notável capacidade de evolução dos Chenin Blanc de Savenniéres. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, quase tendendo ao dourado, enquanto no olfativo trouxe aromas intensos de mel e flores brancas, com uma presença marcante de notas defumadas.

Na boca, um vinho voluptuoso e que resistiu muito bem ao tempo, combinado acidez elevada com textura untuosa e presença de açúcar residual. Um Chenin Blanc “gordo” e carnudo, onde, além das notas florais e de frutas maduras, se destacaram na boca também notas defumadas e de bacon. Embora registrasse uma graduação alcóolica de 14% isso não ficou evidente no gustativo, que fechou com leve salinidade. Este vinho não foi importado para o Brasil e não é mais produzido.

Nome do VinhoSavennières Roche-aux-Moines Le RigourdSafra1989Produtor Château de ChamboureauEnólogoPierre-Yves SoulezUvaChenin BlancSoloXistoGraduação Alcoólica14%RegiãoSavennières (Maine-et-Loire)DenominaçãoSavennières (Savennières Roche-aux-Moines a partir de 2011)PaísFrançaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencional Importador no BrasilNão é importado

O post Savennières Roche-aux-Moines Le Rigourd 1989, Château de Chamboureau apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.