Savennières Trie Spéciale 2003, Domaine des Baumard

A Domaine des Baumard é um dos mais respeitados produtores do Vale do Loire, com uma tradição de viticultura que data do século XVII, embora a vinícola no formato atual tenha sido criada em meados da década de 1950. Atualmente administrada por Florent Baumard, foi uma das pioneiras no uso de tampas de rosca na região, começando a partir da safra 2003.

Dentre a grande gama de cuvées disponíveis, um dos destaques é a Savennières Trie Spéciale, apenas produzida em safras selecionadas. Este monovarietal de Chenin Blanc foi elaborado a partir de vinhas velhas de cerca de 30 anos, cultivadas, na época, de acordo com os princípios da agricultura sustentável.  Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação lenta e com temperaturas controladas, com estágio de nove meses em tanques de aço inoxidável com suas lias.

Degustando

Um Chenin Blanc denso, encorpado e untuoso, mas de elevada acidez, que mais uma vez provou o espetacular potencial de guarda desta variedade. No visual, mostrou coloração amarela intensa, com um olfativo marcado por aromas de ervas verdes, fruta mais madura, mel, flores secas e notas salinas.

Na boca, trouxe alta acidez, porém muito bem integrada com um destacado volume de boca, se mostrando um vinho mais gordo, texturado e intenso. Mostrou menor presença de frutas frescas, com maior destaque para características herbáceas e minerais, além de notas destacadas de mel e caramelo salgado. Um vinho de mais estrutura e peso de boca do que verticalidade, que harmonizou muito bem com culinária asiática. A Mistral traz os vinhos da Baumard para o Brasil, mas esta cuvée não estava disponível no seu site, na Europa é vendido na faixa de € 45.

Nome do VinhoSavennières Trie SpécialeSafra2003Produtor Domaine des BaumardEnólogoFlorent BaumardUvaChenin BlancSoloXistoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaRochefort sur Loire (Maine-et-Loire)DenominaçãoSavennièresPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional Importador no BrasilMistral

O post Savennières Trie Spéciale 2003, Domaine des Baumard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.