Semillon 2014, Mendel

A Mendel é uma vinícola sediada em Lujan de Cuyo, em Mendoza, com uma especialização maior em vinhos tintos, sobretudo a partir das variedades Malbec e Cabernet Sauvignon. No entanto, uma de suas propriedades, chamada de Finca Remota, localizada na sub-região de San Carlos, no Valle de Uco, possui um vinhedo de 2 hectares de Sémillon, plantado na década de 1940.

O Sémillon Mendel 2014 foi elaborado a partir de uvas deste vinhedo, situado a 1.040 metros de altitude e cultivado de forma sustentável. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram refrigeradas para posterior prensagem em prensa pneumática, com cachos inteiros. Após fermentação em tanques de aço inox, 15% do vinho passou por estágio em barricas de carvalho francês por seis meses e filtração antes do engarrafamento.

Degustando

A Sémillon é uma uva com excelente potencial de evolução e este exemplar da safra 2014 evidencia isso. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, ainda com reflexos verdeais, enquanto o olfativo trouxe um conjunto aromático bastante complexo. Destaque para os aromas de cera e ervas verdes (sobretudo arruda), acompanhados por notas cítricas, de flores brancas e toques de madeira e maracujá doce.

Na boca, um monovarietal de boa acidez, corpo médio e untuosidade bem destacada. Mostrou uma textura mais leve, com muita presença de fruta mais madura e pedra molhada na boca, um vinho de boa tensão, elegante e equilibrado. Os vinhos da Mendel são trazidos para o Brasil pela Ravin e esta cuvée podia ser encontrada, para uma safra mais recente, no site da importadora a R$ 248 em outubro de 2021.

Nome do VinhoSemillon Safra2014Produtor MendelEnólogosRoberto de La Mota, Luis PeroccoUvaSémillonSoloFranco arenosoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaLujan de Cuyo (Mendoza)DenominaçãoMendozaPaísArgentinaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilRavin

O post Semillon 2014, Mendel apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.