Semplicemente Vino Rosso 2010, Cascina degli Ulivi

O universo do vinho não cansa de surpreender. Que tal provar o vinho de entrada de um produtor, aquele mais simples e com uma janela de consumo recomendada de dois a três anos após a safra? Porém, neste caso, o vinho, de baixa intervenção e sem adição de sulfitos, foi provado 11 anos após sua safra. Conheça a aventura com um Semplicemente Vino Rosso 2010 da Cascina degli Ulivi.

Este vinho é um corte de Barbera e Dolcetto, as duas uvas chamadas de coadjuvantes da Nebbiolo no Piemonte. Inteiramente dentro dos conceitos estabelecidos pelo saudoso Stefano Bellotti, foi elaborado a partir de uvas de cultivo biodinâmico, com sua vinificação sendo rigorosamente de baixa intervenção. Fermentação alcóolica com uso exclusivo de leveduras indígenas em botti de carvalho usado, sem qualquer adição (incluindo sulfitos) e estágio de 11 meses no mesmo carvalho. Foi engarrafado sem filtração ou colagem.

Degustando

Uma agradabilíssima surpresa, um vinho que mostrou uma notável capacidade de evolução (uma pena que safras mais recentes talvez não atinjam este ponto, por conta do uso de tampinhas no fechamento, ao invés de rolhas, como foi neste caso). No visual, mostrou coloração granada e baixa concentração, já no olfativo uma ampla gama aromática, com notas de tabaco, couro, muita intensidade de cereja azeda, e toque floral, de alcaçuz e chocolate amargo.

Na boca, um vinho de boa acidez, taninos arenososos, ainda bem presentes mas já bem integrados e corpo médio. Mesmo apesar de tanto tempo em garrafa, trouxe muita fruta limpa na boca, um vinho vibrante e fresco, fácil de beber, com a inconfundível personalidade dos vinhos do Piemonte. Os vinhos da Cascina degli Ulivi eram trazidos para o Brasil pela Piovino, mas já não os vejo há tempos por aqui. Na Europa, este vinho é comercializado na faixa de € 15.

Nome do VinhoSemplicemente Vino RossoSafra2010Produtor Cascina degli UliviEnólogoStefano BellottiUvaBarbera, DolcettoSoloArgilo calcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaNovi Ligure (Piemonte)PaísItáliaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilPiovino

O post Semplicemente Vino Rosso 2010, Cascina degli Ulivi apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.