Silex 2009, Didier Dagueneau

Este vinho leva este nome em homenagem ao tipo de solo onde são plantadas as parreiras de Sauvignon Blanc usadas para sua elaboração. Os solos de silex, também chamados de flint, trazem uma alta concentração de rochas siliciosas, ou seja, que tem sílica com seu principal componente. Este perfil de solos dá origem a vinhos verticais e diretos, um estilo que se adapta muito bem à filosofia da Didier Dagueneau.

A safra de 2009 foi a primeira completa sem Didier, que faleceu em um acidente com um ultraleve em setembro de 2008. Porém seu filho, Louis-Benjamin, soube manter a qualidade dos anos anteriores. Para sua elaboração, foram usadas uvas de vinhas velhas (mais de 50 anos) de diversas parcelas, cultivadas de acordo com princípios biodinâmicos. Na vinificação, as uvas de Sauvignon Blanc foram fermentadas exclusivamente com leveduras indígenas em barris de carvalho e passaram por um período em contato com suas lias. O vinho fez estágio em madeira (inclusive nos barris de carvalho no formato de charutos, desenvolvidos por Didier juntamente com tanoeiros locais), na maioria usados.

Degustando

Embora de coloração amarela com reflexos verdeais, este vinho já mostrou muito bem uma personalidade mais mineral e vertical, refletindo os doze anos desde sua safra. No olfativo trouxe um amplo leque aromático, com destaque para notas cítricas (lima da Pérsia) e ervas secas, com toques salinos e de pedra molhada.

A boca mostrou muito bem o potencial da Sauvignon Blanc quando vinificada na região adequada e por mãos competentes. Um vinho de acidez cortante, leve e preciso, porém, com estrutura e complexidade que chamaram a atenção. De corpo médio e muito frescor, trouxe uma textura espetacular, com longa persistência. Os vinhos da Domaine Didier Dagueneu são trazidos para o Brasil pela 011 Import, mas esta cuvée estava esgotada no site da importadora. Na Europa, safras mais recentes eram vendidas na faixa de € 120 em novembro de 2021.

Nome do VinhoSilexSafra2009Produtor Domaine Didier DagueneauEnólogoLouis-Benjamin DagueneauUvaSauvignon BlancSoloSilexGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaSaint-Andelain (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no Brasil011 Import

O post Silex 2009, Didier Dagueneau apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.