Sous le Mont 2019, Emmanuel Gibolot

Emmanuel Giboulot quase optou por uma carreira como ator, mas suas origens o levaram à vinicultura. Sua família já tinha tradição como viticultores, mas Emmanuel resolveu partir também para a elaboração de vinhos, com profundo respeito pela natureza e tradição. Seus vinhedos vêm sendo tratados de forma orgânica desde 1985 e obtiveram certificação biodinâmica desde 1996. Giboulot foi peça central em um intenso debate entre 2013 e 2014, por ter sido condenado, e posteriormente inocentado, por sua recusa em tratar suas videiras com produtos sintéticos contra a flavescence dorée.

O Sous le Mont 2019 foi elaborado a partir de uvas de duas parcelas distantes cerca de 500 metros entre si, em Magny-Les-Viller e Villers-La-Faye, no extremo sul da Hautes-Côtes de Nuits, próximo à colina de Corton. Após colheita manual, as uvas foram parcialmente desengaçadas para fermentação alcoólica em tonéis de madeira abertos, com uso exclusivo de leveduras indígenas. O envelhecimento foi de 12 meses em barris de terceiro uso e o vinho foi engarrafado sem filtração ou colagem, com leve adição de sulfitos.

Degustando

Um daqueles Pinot Noir que remetem a uma Borgonha mais autêntica, rústica e tradicional, longe da sofisticação que impera atualmente na região. No visual, mostrou coloração rubi bem clara e baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas frescas (morango e framboesa) e florais, acompanhados por leves notas de ervas verdes, especiarias e pitanga.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo delicado e tanino sutil, mas presente. Muito fresco e seco, mostrou palato com presença de frutas azedinhas, que seguiu no retrogosto, além de um toque especiado e levemente picante. Um vinho que se encaixa perfeitamente como glou glou, simples mas muito fácil de beber. Os vinhos de Emmanuel Giboulot são trazidos para o Brasil pela 011 Import, mas esta cuvée, que era vendida a R$ 580 para a safra anterior, já estava esgotada.   

Nome do VinhoSous le Mont Safra2019Produtor Domaine Emmanuel GibolotEnólogoEmmanuel GibolotUvaPinot NoirGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaBeaune (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoBourgogne Hautes-Côtes de NuitsPaísFrançaAgriculturaOrgânica/BiodinâmicaVinificaçãoNatural

O post Sous le Mont 2019, Emmanuel Gibolot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.