SuperUco Chacayes 2018, SuperUco

O projeto SuperUco, que reuniu os irmãos Michelini, começou a tomar forma em 2011, quando foi feita a aquisição de uma propriedade em Los Chacayes, próxima da Cordilheira dos Andes. Desde o início, o foco foi claro: em um ambiente totalmente familiar, elaborar vinhos a partir de vinhedos de cultivo  orgânico e biodinâmico, com baixa intervenção. Atualmente, são elaboradas 13 cuvées diferentes, divididas em três linhas.

O SuperUco Los Chacayes 2018 faz parte da linha SuperUco, a intermediária da vinícola, que obteve certificação Demeter para sua agricultura biodinâmica e recebeu, em 2021, a premiação International Gold por suas práticas sustentáveis pela Great Wine Capitals. Este vinho foi elaborado com uvas de um vinhedo de 0,7 hectare, que fica ao redor da vinícola, a cerca de 1.100 metros de altitude. O vinhedo é composto por cerca de 50% Malbec, 25% Cabernet Franc, 15% Merlot e 10% Petit Verdot.

Após colheita manual de todas as variedades no mesmo dia, as uvas foram pisadas e passaram por co-fermentação, com suas cascas e sementes e uso exclusivo de leveduras indígenas, em barris de 500 litros. O vinho passou por maceração pós-fermentativa de quatro a seis meses, sendo transferido para barricas de carvalho francês de 225 litros (a maior parte usada) para estágio de 18 meses. O engarrafamento foi feito sem filtração.

Degustando

Mesmo em uma safra quente como a de 2018, este vinho, que combinou estrutura e frescor, evidenciou o imenso potencial deste terroir. No visual, mostrou coloração rubi de alta concentração, com um olfativo complexo, que iniciou com ligeiras notas redutivas (logo desapareceram), aromas de ervas verdes, florais e mais discretos de frutas negras, complementados por notas minerais (grafite e tinta de caneta).

Na boca, um corte de acidez marcante, taninos bem presentes e corpo médio. Um vinho mais austero, com presença discreta de frutas também no palato, com muita tensão e frescor. Longe de sua janela ideal de consumo, já mostra boa estrutura, textura e profundidade, com retrogosto longo, novamente destacando notas de ervas e toque mineral. Os vinhos da SuperUco são importados para o Brasil pela La Gruta, que deve iniciar a comercialização nas próximas semanas.

Nome do VinhoSuperUco ChacayesSafra2018Produtor SuperUcoEnólogoMatias MicheliniUvasMalbec, Cabernet Franc, Merlot, Petit VerdotSoloAluvialGraduação Alcoólica13,7%Sede da VinícolaLos Chacayes (Mendoza)RegiãoValle de UcoPaísArgentinaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilLa Gruta

O post SuperUco Chacayes 2018, SuperUco apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.