Terra de Cuques Blanc 2013, Terroir al Límit

A Terroir al Límit começou suas atividades em 2001. Foi quando o alemão Dominik Huber, na época fazendo estágio no Priorato, mais especificamente na Mas Martinet, conheceu Eben Sadie, um enólogo sul-africano. Com a ajuda da família Pérez, dona desta tradicional vinícola, Eben e Dominik compraram uvas e alugaram uma pequena adega, vinificando sua primeira safra. A vinícola cresceu e, mesmo com a saída de Sadie da sociedade, se estabeleceu com um dos mais respeitados nomes do vinho de baixa intervenção da região.

Corte de 90% Pedro Ximénez e 10% Moscatel de Alexandria, o Terra de Cuques Blanc 2013 é um dos vinhos de entrada da vinícola, embora tenha tido nesta safra uma produção de cerca de 8.000 garrafas. Foi elaborado com uvas de cultivo orgânico e biodinâmico, com a Pedro Ximénez proveniente de vinhedos plantados em solos argilo-calcários em El Molar, enquanto a Moscatel veio dos solos de xisto e ardósia de Porrera. Ambos os vinhedos têm orientação norte.

Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram vinificadas separadamente e tiveram contato com as cascas, passando por fermentação alcoólica com uso exclusivo de leveduras indígenas e posterior fermentação malolática. O vinho passou 16 meses em barricas em barricas de 500 litros antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho que chamou a atenção pela textura, múltiplas camadas e ótimo equilíbrio de boca, combinando tensão e boa estrutura. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com o olfativo marcado por aromas de frutas brancas maduras (destaque para pera), com notas de flores do campo, pedra molhada e giz.

Na boca, um vinho de boa acidez, corpo médio e estrutura mais firme. Se de um lado se mostrou fresco, direto e vertical, de outro conseguiu mostrar múltiplas camadas, com presença de frutas e fenólicos, além de uma textura bem destacada. Os vinhos da Terroir al Límit são trazidos para o Brasil pela Premium e esta cuvée estava disponível na importadora a um preço de R$ 669 em dezembro de 2021.

Nome do VinhoTerra de Cuques BlancSafra2013Produtor Terroir al LímitEnólogoDominik HuberUvasPedro Ximénez, Moscatel de AlexandriaSoloXisto, argilo-calcárioGraduação Alcoólica13,6%Sede da vinícolaTorroja del Priorat (Catalunya)DenominaçãoPrioratPaísEspanhaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilPremium

O post Terra de Cuques Blanc 2013, Terroir al Límit apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.