Terra de Cuques Negre 2017, Terroir al Límit

Um alemão elaborando vinhos de baixa intervenção no Priorato e conquistando admiradores pela qualidade de sua produção. Criada em 2001 pelo alemão Dominik Huber e pelo enólogo sul-africano Eben Sadie (que deixou a sociedade em 2012), a Terroir al Límit tem seu foco nas variedades locais, com destaque para Carignan e Garnacha. A partir de vinhas velhas destas uvas, plantadas principalmente nos solos de llicorella (uma espécie de ardósia) elaboram cinco cuvées tintas, além de dois vinhos brancos.

O Terra de Cuques Negre 2017 é o vinho tinto de entrada, um corte de 50% Carignan e 50% Garnacha. Os vinhedos são cultivados de forma orgânica, com vinhas entre 25 e 40 anos de idade, e estão situados entre 300-350 metros de altitude. Após colheita manual, as uvas, com cachos inteiros, foram fermentadas com leveduras indígenas, com baixa extração (sem pigéage ou remontage). O vinho passou por estágio de 14 meses em foudres e tanques de cimento antes do engarrafamento.

Degustando

Um Priorat que surpreendeu pelo frescor, elegância e muita qualidade de fruta. No visual, mostrou coloração rubi brilhante e baixa concentração, com o olfativo dominado por aromas intensos de frutas vermelhas e negras mais maduras, com notas de especiarias, ervas verdes e borracha, fechando com leve toque de alcaçuz.

Se o nariz dava pistas de um vinho mais “quente” e encorpado, a boca se mostrou surpreendentemente elegante, com boa acidez, taninos macios e corpo médio. Enquanto a fruta no nariz parecia mais madura, no palato se mostrou bem fresca e picante. Boa estrutura e equilíbrio, um vinho direto, com boa tensão e complexidade. Os vinhos da Terroir al Límit são trazidos para o Brasil pela Premium, mas esta cuvée já estava esgotada. Na Europa, é vendida na faixa de € 35.

Nome do VinhoTerra de Cuques NegreSafra2017Produtor Terroir al LímitEnólogosDominik Huber, Tatjana PecericUvasGarnacha, CarignanSolosArdósia (llicorella), argilo-calcárioGraduação Alcoólica14%Sede da vinícolaTorroja del Priorat (Catalunya)DenominaçãoPrioratPaísEspanhaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilPremium

O post Terra de Cuques Negre 2017, Terroir al Límit apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.