Tête de Ponts 2014, Yann Durieux

Yann Durieux é um enólogo que está dando o que falar na Borgonha. A quarta geração de uma família de vinhateiros de Nuits-Saint-Georges, ele elaborou seu primeiro vinho aos 13 anos, e mais tarde trabalhou na Domaine Prieuré Roch por 10 anos. Desde 2010, Yann produz seus próprios vinhos em Hautes-Côtes de Nuits, onde possui parcelas de vinhedos e trabalha em parceira com produtores locais.

O Tête de Ponts 2014 é uma espécie de vinho experimental. Foi elaborado com as mesmas uvas (de cultivo orgânico e práticas biodinâmicas) que o Premiers Ponts, mas com estágio de 24 meses em barricas novas de carvalho. Yann não queria que o carvalho novo fosse usado no Premiers Ponts e assim criou Tête de Ponts para permitir este experimento. Na vinificação, após prensagem dos cachos inteiros, a fermentação foi realizada somente com leveduras indígenas e sem aditivos, filtração ou colagem, exceto por uma leve adição de sulfitos antes do engarrafamento.

Degustando

Ao degustar este vinho, não fica qualquer dúvida que Yann Durieux bebeu da mesma fonte que o saudoso Henry-Frédéric Roch, criador da Domaine Prieuré Roch. Talvez sem a mesma profundidade e complexidade dos melhores vinhos de Roch, este Pinot Noir mostra um estilo similar, com muito frescor e vivacidade. No visual, mostrou coloração rubi e concentração média, com o olfativo marcado por notas de fruta muito fresca (morangos silvestres e pitanga em destaque), notas de madeira e uma presença de acidez volátil, dentro do que pode ser visto como qualidade.

Foi na boca que mostrou o seu melhor. Um vinho de acidez marcante, corpo médio e taninos finos. Mesmo com uma pitada vegetal e picante, trouxe a sensação de muita fruta fresca, com bom equilíbrio e vivacidade, certamente um estilo de Pinot Noir que foge do mainstream da Borgonha. Cortesia do amigo Rafael, não é importado para o Brasil e na Europa safras mais recentes são vendidas na faixa de € 130.  

Nome do VinhoTête de Ponts Safra2014Produtor Yann DurieuxEnólogoYann DurieuxUvaPinot NoirGraduação Alcoólica11,5%Sede da VinícolaMessanges (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicoVinificaçãoNatural

O post Tête de Ponts 2014, Yann Durieux apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.