Tournant de Pouilly 2018, J.A. Ferret

A Domaine J.A. Ferret é um dos principais nomes da vinicultura no Mâconnais. A família Ferret elabora vinhos no vilarejo de Fuissé desde a década de 1760, com posse da vinícola desde 1840. Grande parte da reputação se deve ao trabalho da Madame Jeanne Ferret, que assumiu o controle da vinícola logo após a Segunda Guerra Mundial e tomou a decisão de sair da cooperativa local e engarrafar seus vinhos. Sua filha Colette tomou o bastão no início da década de 1990, mas, sem herdeiros, vendeu o controle para o négociant Louis Jadot em 2009. Apesar disso, a Domaine J.A. Ferret é gerida de forma independente.

Mantendo a tradição da Madame Ferret, duas de suas cuvées ainda são engarrafadas como Cuvée Hors Classe, a mais alta classificação dentro da Domaine. E um deles é o Tournant de Pouilly. Foi elaborado a partir de vinhas velhas (plantadas em 1955, 1963 e 1964, com cerca de 60 anos de idade média) e, na época, de cultivo sustentável (mas já buscando certificação orgânica desde 2020). Na vinificação, as fermentações alcóolica e maloláctica ocorreram em barris de carvalho, dos quais 20% novos e 80% usados, por 10 meses. O envelhecimento seguiu em tanques de aço inoxidável, onde o vinho ficou com suas lias por mais oito meses.

Degustando

A combinação entre um ótimo produtor e um vinhedo diferenciado (as uvas vêm do climat Les Reisses, que a partir da safra 2020 recebeu a classificação Premier Cru) é irresistível. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com o olfativo marcado por aromas cítricos e de frutas brancas, com notas minerais (casca de ostras) e leve presença de ervas verdes.

Na boca, um Chardonnay de alta acidez, corpo médio e ótima textura. Mostrou profundidade, com tensão e presença também no palato de frutas críticas e notas minerais, com discreto toque de carvalho. Um vinho de ótima estrutura e muito longo, com fundo de boca salino e cítrico, que deve evoluir muito bem. Alguns dos vinhos da Domaine A.F. Ferret são importados para o Brasil pela Tanyno, que gentilmente cedeu esta garrafa. Esta cuvée estava disponível a R$ 561 em julho de 2022.

Nome do VinhoTournant de PouillySafra2018Produtor Domaine J.A. FerretEnólogaAudrey BracciniUva ChardonnaySoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaFuissé (Saône-et-Loire)DenominaçãoPouilly-FuisséPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoTradicionalImportador Tanyno

O post Tournant de Pouilly 2018, J.A. Ferret apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.