Traminer Oullié 2020, Didier et Jules Grappe

Originário do Jura, porém sem ligações familiares com a vinicultura, Didier Grappe foi para Beaune estudar enologia, voltou para sua terra natal e montou sua vinícola em 2001. A partir de 2007 passou a cultivar seus vinhedos de forma orgânica, obtendo certificação da Ecocert para seus vinhos. Também na vinificação trabalha de acordo com os princípios da baixa intervenção, sem inclusão de aditivos e uso de sulfitos somente quando necessário.

O Traminer Ouillé 2020 é um de seus vinhos mais procurados, com o nome deixando claro a variedade (Traminer é um dos nomes usados para a Savagnin) e o processo de produção (ouillé). Após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas, com o vinho passando por estágio de 12 meses com suas lias em barricas de carvalho usado. Não houve colagem, filtração ou adição de sulfitos antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho que chamou a atenção pela personalidade e estrutura, e que deve ganhar ainda mais equilíbrio com alguns anos de garrafa. No visual, mostrou coloração amarelo palha com certa turbidez, trazendo, no olfativo, aromas cítricos (sobretudo lima da Pérsia), frutas brancas (pera) e notas de ervas verdes. Abriu com leve acidez volátil e redução, que desapareceram após algum tempo em carrafe.

Na boca, um Savagnin de acidez cortante, corpo médio e muita textura. Conseguiu combinar boa verticalidade com uma estrutura de boca interessante, um vinho denso e salino, compondo um conjunto equilibrado e sedutor. Este exemplar foi adquirido na França na faixa de € 22, mas há rumores de que possa ser importado em breve para o Brasil.

Nome do VinhoTraminer OuilléSafra2020Produtor Didier et Jules Grappe VigneronsEnólogoDidier GrappeUvaSavagninSoloMarga vermelha e marga cinza (Calcário)Graduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaSaint Lothain (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Traminer Oullié 2020, Didier et Jules Grappe apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.