Trebbiano d’Abruzzo 2011, Valentini

Pouca gente discute que a mais que centenária (começou suas atividades no século XVII) vinícola Valentini produza um dos melhores vinhos brancos italianos. Trabalhando de forma artesanal e com seus vinhedos cultivados sem uso de herbicidas ou pesticidas, conta com vinhas velhas de Trebbiano Abruzzese para elaborar apenas uma cuvée branca.

O Trebbiano D’Abruzzo Valentini 2011 foi elaborado a partir de seus vinhedos próprios, com um rigoroso controle de quantidade. Estima-se que apenas 5% das uvas da varietal Trebbiano Abruzzese da propriedade sejam utilizadas para este vinho, com as demais sendo comercializadas a granel para outros produtores. Embora a vinícola não revele detalhes sobre a vinificação, sabe-se que usam apenas leveduras indígenas na fermentação, com o vinho passando por estágio em botti de carvalho antigo. O vinho foi engarrafado sem colagem ou filtração, apenas adição de sulfitos.

Degustando

Embora a safra de 2011 não tenha sido considerada espetacular, este vinho foi uma das últimas oportunidades para provar este Trebbiano D’Abruzzo elaborado a partir de vinhas mais velhas. Em 2013, uma parte significativa das videiras velhas de Trebbiano Abruzzese foram destruídas por uma tempestade, de forma que safras posteriores contam com uma concentração maior de videiras mais jovens.

Como descrever um vinho que mudou de forma acentuada e recorrente em taça, trazendo a cada momento novos aromas, sabores e camadas? No visual, mostrou uma coloração amarelo brilhante, ainda com reflexos verdeais dez anos após sua safra. No olfativo, começou com aromas defumados, de ervas verdes, frutas brancas e flores secas, seguidos por uma nota que lembrou gás de cozinha. Em um certo ponto, as notas defumadas migraram para café e torrefação mais intensa, dentro de uma paleta incrível de aromas, que contou também com uma leve nota iodada e de maresia.

Na boca, um monovarietal de acidez intensa e destacado volume de boca, com corpo médio e boa textura. Não é um vinho tradicional e clássico, mas se mostrou vertical e com muita tensão, com uma presença menor de fruta e maior peso para características minerais e herbáceas, com longa persistência e notas salinas no retrogosto. Os vinhos da Valentini não são trazidos para o Brasil, na Europa esta cuvée pode ser encontrada na faixa de € 160.

Nome do VinhoTrebbiano d’AbruzzoSafra2011Produtor ValentiniEnólogoFrancesco Paolo Valentini UvaTrebbiano AbruzzeseSoloArenoso e CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaLoreto Aprutino (Abruzzo) DenominaçãoTrebbiano d’Abruzzo PaísItáliaAgriculturaArtesanalVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão tem

O post Trebbiano d’Abruzzo 2011, Valentini apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.