Trilho em Pormenor 2018, Pormenor Vinhos

A Pormenor Vinhos é uma vinícola que teve 2013 como sua primeira safra, com foco em vinhos de baixa intervenção a partir de vinhas velhas na região do Douro. O projeto, criado pelos sócios Pedro Coelho, José Silva e Miguel Cardozo, elabora diversas cuvées (tintos, brancos e rosé) com atenção especial às variedades autóctones da região.

O Trilho de Pomenor 2018 é o seu tinto mais exclusivo, com uma produção de menos de 2.000 garrafas nesta safra. As uvas, de vinhas com mais de 80 anos, são provenientes de três vinhedos distintos: dois no Planalto de Alijó (650 metros de altitude e solo granítico) e outro em Soutelo do Douro (550 metros e solo de xisto).

Na vinificação, três tipos de fermentações foram usados, para lotes distintos (100% cachos inteiros, 50% cachos inteiros e 50% uvas desengaçadas, 100% desengaçadas) em balseiros abertos. Fermentação com uso de leveduras indígenas e maceração total de oito semanas, com baixa extração e remontage. O vinho passou por estágio de 24 meses em barricas usadas de carvalho francês, de 225 e 500 litros, e foi engarrafado com leve adição de sulfitos.

Degustando

Mais um vinho que evidencia a transformação registrada na região do Douro nos últimos anos, com a busca de vinhos que mantenham a tradição local, porém com um estilo mais fresco e vertical. No visual, mostrou coloração rubi com reflexos púrpura e concentração média, com o olfativo marcado por aromas florais intensos, acompanhados por notas de ervas verdes e frutas vermelhas e negras, além de discreta acidez volátil.

Na boca, um corte do Douro (Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Franca) com boa acidez, taninos firmes e presentes e corpo médio. Mostrou uma elegante presença de frutas vermelhas e negras na boca acompanhada por leve nota herbácea, muito bem equilibrada por sua verticalidade e tensão. Um vinho de longa persistência que já estava pronto para consumo, mas certamente mostra excelente potencial de guarda. Os vinhos da Pormenor são trazidos para o Brasil pela 011 Import.

Nome do VinhoTrilho em PormenorSafra2018Produtor Pormenor VinhosEnólogoPedro CoelhoUvasTinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga FrancaSoloXisto e GranitoGraduação Alcoólica12,5%Sede da vinícolaTabuaço (Douro)DenominaçãoDouroPaísPortugalAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no Brasil011 Import

O post Trilho em Pormenor 2018, Pormenor Vinhos apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.