Trousseau en Aspis 2018, Adeline Houillon & Renaud Bruyère

O casal Adeline Houillon e Renaud Bruyère, em função da excepcional qualidade de seus vinhos, conquistou nos últimos anos o reconhecimento dentre os principais nomes da vinicultura no Jura. Cultivando atualmente apenas quatro hectares de vinhedos (reduziram a área plantada para dar ênfase ainda maior na qualidade), o foco principal segue com a Poulsard e as duas variedades brancas mais comuns na região, a Chardonnay e, em menor escala, a Savagnin.

Desde a safra 2018, porém, uma nova variedade passou a fazer parte do limitado portfolio de vinhos elaborados por este talentoso casal. A partir de videiras bastante jovens, cultivadas de forma orgânica, com uso de princípios biodinâmicos, 2018 foi a primeira safra do Trousseau en Aspis. Após colheita manual, as uvas passaram por maceração semi-carbônica de 20 dias, com fermentação usando exclusivamente leveduras indígenas. O vinho foi engarrafado sem adição de sulfitos ou filtração.

Degustando

A safra de 2018 foi bastante quente e seca no Jura, o que levou as jovens vinhas de Trousseau a sofrerem déficit hídrico. Apesar deste contexto difícil, este Trousseau esbanjou vivacidade e leveza. No visual, mostrou coloração rubi clara e baixíssima concentração, com o olfativo marcado por notas de frutas vermelhas frescas (cereja) e notas florais.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio e taninos levemente verdes. Com boa presença de fruta vermelha azedinha na boca, se mostrou fresco e com muita tensão, um Trousseau de características glou-glou, mas com muita personalidade. Em termos estilísticos, lembrou mais um Poulsard do que um Trousseau, um estilo que o próprio Bruyère classificou como Pupillinien. Delicioso! Infelizmente não é importado no Brasil e é muito raro mesmo na Europa, podendo ser encontrado em alguns sites de revenda online na faixa de € 260.

Nome do VinhoTrousseau en Aspis Safra2018Produtor Adeline Houillon & Renaud BruyèreVinhateirosAdeline Houillon, Renaud BruyèreUvaTrousseauSoloArgilo-Calcário (Marnes grises)Graduação Alcoólica12%Sede da vinícolaPupillin (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoArbois PupillinPaísFrançaAgriculturaOrgânica e BiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post Trousseau en Aspis 2018, Adeline Houillon & Renaud Bruyère apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.