Turismo de volta: cinco dicas de lojas de vinhos em Nova York

Nova York é certamente um dos melhores lugares para comprar vinhos no mundo. Além de preços relativamente atrativos em relação a outras localidades (sobretudo na Europa), há muita diversidade de vinhos, estilos, produtores e preços. É uma cidade onde chega a ser complicado listar apenas cinco lojas recomendadas, até porque a oferta e qualidade do serviço são muito diferenciados.

Esta pequena seleção tomou como base nossa experiência pessoal, seja por compra presencial como por e-commerce. Mas está longe de ser uma lista definitiva ou restrita, gostaríamos de ouvir também suas sugestões, que podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Listadas por ordem alfabética, as lojas são:

Astor Wines

399 Lafayette Street, New York, NY 10003, (212) 674-7500, https://www.astorwines.com/Default.aspx

Uma loja que vale a pena visitar não somente pelos vinhos, mas também pela arquitetura do prédio. Fundada e baseada no West Village desde 1946, já mudou algumas vezes de endereço e vem crescendo, chegando quase a um conceito de supermercado de vinhos. Além da área comum, tem uma parte chamada de Cool Room, onde estão estocados em condições de adega os vinhos que eles julgam mais sensíveis à questão de temperatura, desde caríssimos Borgonhas até vinhos simples. Além de vinhos, também se especializam em saquê.

Grande quantidade de vinhos para escolher, dos mais diversos estilos, faixas de preços e regiões (sim, eles têm vinhos brasileiros no catálogo). Não é, porém, um conceito muito definido, fica entre uma loja com curadoria e uma megastore. Bom atendimento, mas não tão personalizado.  O ecommerce é bem completo, embora um pouco confuso pela quantidade enorme de vinhos listados (que inclui também os que já estão esgotados, o que é bem frustrante). Entregas não só em Nova York (grátis acima de US$ 99 na primeira compra), mas também em outras cidades e estados norte-americanos (sujeito à consulta prévia em função das restrições estaduais de comércio e venda de bebidas alcóolicas).

Chambers Street Wines

148 Chambers Street, New York, NY 10007, (212) 227.1434, https://www.chambersstwines.com/

Fundada em 2001 por David Lillie e Jamie Wolff, tem um foco maior em vinhos de baixa intervenção, sejam eles de produtores tradicionais ou novidades, de praticamente todas as partes do mundo. Segundo definido pela própria loja, suas principais especialidades são vinhos do Vale do Loire, Borgonha, Rhône, Piemonte, Áustria e Alemanha. Além das alocações de vinhos que recebem dos produtores e importadores, também trabalham de forma muito eficiente com adegas antigas, repassando a seus clientes verdadeiras preciosidades que dificilmente estão disponíveis em outras lojas.

Ficam situados bem ao sul de Manhattan, próximos da estação Chambers Street do metrô. O atendimento é muito bom (dá para perceber que sabem muito bem o que estão vendendo, isso somado à habitual cortesia e eficiência dos prestadores de serviço nos EUA). O e-commerce é também bastante eficiente, com entregas não só em Nova York, mas também em outras cidades e estados norte-americanos (sujeito à consulta prévia em função das restrições estaduais de comércio e venda de bebidas alcóolicas).

Crush Wine & Spirits

153 East 57th Street, New York, NY 10022, (212) 980-Wine (9463), https://www.crushwineco.com/

Fundada em 2005 por Drew Nieporent, Josh Guberman e Robert Schagrin, a Crush consegue ser uma loja de porte relativamente grande com um critério de seleção e curadoria bem afinados. Focam mais em vinhos de produtores de pequeno a médio porte. Trazem uma oferta bastante ampla, com atenção maior, segundo eles mesmos, para Champagne, Borgonha, Piemonte, Beaujolais, Alemanha, Áustria, Vale do Loire, Rhône Norte, Toscana e Jura. Além dos vinhos de safras recentes, trazem também uma seleção chamada Fine & Rare, com safras antigas e vinhos mais difíceis de conseguir.

A loja fica em Midtown Manhattan, na 57th entre Lexington e 3rd Avenue e vale a visita. Muito organizada e esteticamente agradável, tem um espaço fechado para os vinhos do segmento Fine & Rare que é uma espécie de sonho de consumo, pela qualidade dos vinhos, plasticidade e organização. É daquelas lojas que deixam o amante de vinho com vontade de comprar muita coisa,. Atendimento muito bom e especializado, porém não é das lojas mais baratas de Nova York. O e-commerce é excelente, com diversos filtros que facilitam a consulta. Entregam não só em NY (frete varia de acordo com valor da compra e localização), mas também outros estados norte-americanos (sujeito à consulta prévia em função das restrições estaduais de comércio e venda de bebidas alcóolicas) e alguns outros países.

Sherry-Lehman

Park Avenue, New York, NY 10022, (212) 838-7500 505, https://www.sherry-lehmann.com/

Fundada em 1934, é uma das lojas de vinhos mais tradicionais de Nova York. Também é tradicional nas suas escolhas de vinhos, com uma grande concentração de vinhos franceses, sobretudo Bordeaux e Borgonha. Conta também com uma vasta gama de Champagne, embora tenha aberto algum espaço recentemente para produtores mais alternativos. Uma boa seleção também de vinhos italianos e norte-americanos, porém com uma oferta bem menor que França.

Fica na Park Avenue entre 59th e 60th, mais ou menos entre a Bloomingdale’s e o Central Park, em uma área refinada e cara. A loja é bastante chamativa e o atendimento é muito cortês e personalizado, mais no estilo formal.  O e-commerce é muito bem feito, com diversos filtros que facilitam a consulta. Entregas não só no estado de Nova York (grátis acima de US$ 99), mas também outros estados norte-americanos (sujeito à consulta prévia em função das restrições estaduais de comércio e venda de bebidas alcóolicas).

Wine Therapy Wines

171 Elizabeth Street, New York, NY 10012, (212) 625-2999, https://www.winetherapynyc.com/

Fundada em 2005, com um foco muito bem definido em vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais. É uma excelente referência para vinhos de pequenos produtores, com atenção maior para França, Itália e EUA, mas tem uma seleção ampla cobrindo diversos países. Boa parte dos vinhos oferecidos é na faixa de preços baixa a média, com algumas exceções. Ótima alternativa para encontrar vinhos de baixa intervenção difíceis de achar em outros lugares.

Ficam situados em Nolita, localização interessante para quem estiver visitando Little Italy, Soho ou Chinatown. Atendimento bem pessoal e descontraído, hipsterlike. O e-commerce é também bastante eficiente, com entregas não só em Nova York, mas também em outras cidades e estados norte-americanos (sujeito à consulta prévia em função das restrições estaduais de comércio e venda de bebidas alcóolicas).

O post Turismo de volta: cinco dicas de lojas de vinhos em Nova York apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.