Vigna del Convento di Capestrano 2015, Valle Reale

Elaborado a partir de uma parcela de 4,5 hectares no vinhedo de mesmo nome, o Vigna del Convento di Capestrano talvez seja o vinho branco de maior personalidade produzido pela Valle Reale. Esta vinícola, que começou suas atividades em 1998, foca suas atividades em duas varietais típicas do Abruzzo: a Montepulciano e a Trebbiano Abruzzese.

O vinho foi elaborado a partir de uvas de cultivo orgânico, plantadas nesta parcela de exposição sudeste, a cerca de 400 metros de altitude. Na vinificação, a fermentação ocorreu em tanques de aço inoxidável, com o uso exclusivo de leveduras indígenas. Posteriormente, o vinho descansou por 18 meses em tanques de inox por 18 meses com suas lias, e foi engarrafado sem filtração ou colagem.

Degustando

Um vinho fascinante e de muita personalidade, que evidencia o potencial da Trebbiano Abruzzese quando plantada em terroir privilegiado e trabalhada de forma artesanal. No visual, mostrou coloração amarelo palha, enquanto no olfativo trouxe aromas predominantemente minerais, com destaque para gás, trufa branca, benzina e giz, com leves notas de melão e flores brancas.

Na boca, um Trebbiano de acidez cortante, muita textura e corpo médio. Daqueles vinhos que conseguem combinar uma ótima estrutura, mostrando diversas camadas, com muito frescor, tensão e verticalidade. Um vinho que seguiu evoluindo e ganhando sabores na taça, fechando com longa persistência. Alguns vinhos da Valle Reale são trazidos para o Brasil pela Zahil, mas esta cuvée já estava esgotada no final de 2021. Com uma produção de apenas 3.900 garrafas, na Europa é vendida na faixa de € 32, um excepcional custo-benefício.

Nome do VinhoVigna del Convento di CapestranoSafra2015Produtor Valle RealeEnólogoEmmanuel MerloUvaTrebbiano AbruzzeseSoloCalcário argilosoGraduação Alcoólica12,5%Sede da vinícolaPopoli (Abruzzo) DenominaçãoTrebbiano d’Abruzzo PaísItáliaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilZahil

O post Vigna del Convento di Capestrano 2015, Valle Reale apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.