Viña Tondonia Rosado Gran Reserva 2010, López de Heredia

Existem muitos vinhos icônicos, aqueles que são objeto de desejo para quem aprecia beber bem. E certamente um deles é o Viña Tondonia Rosado Gran Reserva. Seja pela sua raridade (são elaboradas cerca de 20 mil garrafas ao ano), como pela sua qualidade e incrível capacidade de evolução, este rosé produzido por uma das mais tradicionais vinícolas do mundo é uma experiência única, um vinho para ser degustado e apreciado em momentos especiais.

A safra 2010 foi avaliada com excelente na Rioja e o Viña Tondonia Rosado Gran Reserva reflete isso. O clima mais seco e frio que o normal acabou sendo favorável para a elaboração de vinhos de qualidade e garantiu que o Rosado fosse elaborado nesta colheita. O corte adotado foi de 60% Garnacha, 30% Tempranillo e 10% de Viura (como a Macabeo é conhecida na Rioja), todas de vinhedos próprios. O vinho passou por quatro anos em barricas de carvalho americano, onde passou por duas trasfegas por ano. Foi engarrafado sem filtração e passou por colagem usando claras de ovos.

Degustando

Um vinho de qualidade admirável, que consegue harmonizar de forma primorosa com diferentes pratos e, que, obviamente, também pode ser degustado sozinho, como um vinho de contemplação. De coloração acobreada brilhante, trouxe, no olfativo, aromas oxidativos que mais lembraram o branco da mesma vinícola, acrescidos por notas cítricas (laranjas sanguinello e grapefruit rosa), damasco, pêssego, frutas vermelhas e tomate, além de uma presença de carvalho americano e toque salino.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio e taninos bem discretos. É uma daqueles vinhos que duram pouco depois de abertos, se mostrando elegante, vertical e direto, com uma profundidade e complexidade rara para vinhos rosés. Consegue combinar o frescor e a verticalidade de grandes brancos com a textura dos tintos da López Heredia. Os vinhos desta vinícola são importados para o Brasil pela Mistral, mas o rosé não estava disponível. Pela sua escassez, é um unicórnio também na Europa, onde pode ser encontrado em raras lojas na faixa de € 45.

Nome do VinhoViña Tondonia Rosado Gran ReservaSafra2010Produtor Lopez de HerediaEnólogaMercedes López de HerediaUvas Garnacha, Tempranillo, ViuraGraduação Alcoólica13%SoloArgila aluvial e calcárioRegiãoHaro (Rioja)DenominaçãoRiojaPaísEspanhaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilVinci

O post Viña Tondonia Rosado Gran Reserva 2010, López de Heredia apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.