Vinho Branco Arinto e Fernão Pires 2017, Quinta da Serradinha

A Quinta da Serradinha é um pequeno produtor tradicional português na região de Leiria e um dos pioneiros no movimento orgânico no país. Seus vinhedos são cultivados há décadas sem uso de pesticidas ou herbicidas e a vinícola foi um dos primeiros produtores de Portugal a receber certificação orgânica, em 1994. Embora tenham um foco maior em vinhos tintos, elaboram também um rosé e dois brancos.

O Vinho Branco Arinto e Fernão Pires 2017 é uma das cuvées brancas, nesta safra um corte de 65% Arinto e 35% Fernão Pires. Após colheita manual, as uvas foram desengaçadas e mantidas por quatro dias, para posterior prensagem. A fermentação, sem controle de temperatura e com uso de leveduras indígenas, ocorreu em barris de carvalho de 12 anos, onde o vinho permaneceu por onze meses com suas lias. Antes do engarrafamento, não passou por filtração ou colagem e recebeu leve adição de SO2.

Degustando

Um daqueles vinhos portugueses que bem representam a tradição ancestral (antes dos modismos e cultivo de uvas não autóctones) de brancos, com muita mineralidade, frescor e tensão. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com o olfativo marcado por aromas cítricos (destaque para lima da Pérsia), acompanhados por notas minerais, na linha de pedra molhada e leve benzina.

Na boca, um corte de alta acidez, corpo médio e excelente textura. Se mostrou vertical e direto, um vinho vibrante, salivante e equilibrado, com longa permanência e final salino. Os vinhos da Quinta da Serradinha não são importados para o Brasil, mas nos Estados Unidos podem ser encontrados na faixa de US$ 25.

Nome do VinhoVinho Branco Arinto e Fernão PiresSafra2017Produtor Quinta da SerradinhaEnólogoAntónio Marquês da CruzUvas Arinto, Fernão PiresSoloArgilo-calcário Graduação Alcoólica12%Sede da VinícolaLeiria (Beira Litoral)DenominaçãoEncostas d’AirePaísPortugalAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Vinho Branco Arinto e Fernão Pires 2017, Quinta da Serradinha apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.