Vinho e saúde: estudo mostra que consumo moderado de álcool reduz o risco de tumor no cérebro

A polêmica a respeito do impacto do vinho sobre a saúde segue apimentado. Mesmo após uma enorme quantidade de estudos evidenciando os benefícios do consumo moderado de vinho, entre eles, para a saúde cardiovascular, intestinal e, também sobre a pressão arterial, existem opiniões contrárias. E a mais contundente foi um estudo publicado em 2018, mostrando que qualquer forma de consumo de álcool é prejudicial à saúde.

Este estudo serviu de base para as recentes medidas adotadas pela União Europeia, porém ainda segue sendo contestado por diversos pesquisadores. Nesta linha, um novo estudo publicado recentemente mostrou que o consumo moderado de álcool pode ser positivo. Pesquisadores mostraram que a probabilidade de um determinado tumor no cérebro pode cair 25%, na comparação com pessoas que não usam ou consomem menos bebidas alcóolicas.

Boas novas

O estudo foi publicado no European Journal of Epidemiology, em um esforço conjunto de diversos pesquisadores, a maioria dos quais oriundos da Harvard University, nos Estados Unidos. Com base uma pesquisa com 237.505 participantes, os pesquisadores identificaram 554 casos de glioma. Este é um tipo comum de tumor, que se origina no cérebro e que corresponde a cerca de 33% de todos os tumores cerebrais.

A pesquisa analisou esta amostra de diversas formas, porém os resultados que segmentaram o grupo por seu perfil de consumo de álcool chamaram a atenção. Para aqueles com consumo médio de álcool de cerca de 0,5 a uma dose por dia, foi identificado um risco 25% menor de glioma quando comparado com o menor consumo de álcool (aqueles que consomem entre zero e 0,5 dose por dia). Os resultados foram os mesmos para homens e mulheres e, curiosamente, não houve diferenças de acordo com o tipo de bebida alcoólica consumida.

Em sua conclusão, os cientistas afirmaram que “esses resultados fornecem evidências contra uma associação positiva entre o consumo de álcool e o risco de glioma. O consumo de álcool esteve associado à redução do risco de glioma em homens e mulheres”.

Fontes: Alcohol intake and risk of glioma: results from three prospective cohort studies, Cote et all; Johns Hopkins Medicine; International Scientific Forum on Alcohol Research

Imagem: Raman Oza via Pixabay

O post Vinho e saúde: estudo mostra que consumo moderado de álcool reduz o risco de tumor no cérebro apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.