Vino Nobile di Montepulciano 2008, Avignonesi

Desde sua aquisição em 2009, a Avignonesi passou por uma enorme transformação. A partir do momento quando a belga Virginie Saverys assumiu o controle da vinícola, sua área de vinhedos cresceu rapidamente, de cerca de 80 hectares para os atuais 182 hectares. Neste período, também os métodos de cultivo mudaram: a Avignonesi obteve certificação orgânica em 2016 e biodinâmica em 2019 pela Biodyvin, o que a faz uma das maiores vinícolas de cultivo biodinâmico da Europa.

O Vino Nobile di Montepulciano 2008 foi elaborado a partir de dois vinhedos distintos (Le Capezzine e I Poggetti), com videiras de idades entre 15 e 60 anos, na época cultivadas de acordo com os princípios da agricultura sustentável. Após colheita parcialmente manual e parcialmente mecanizada, as uvas passaram por maceração e fermentação de cerca de 20 dias, com o uso de leveduras indígenas. O vinho foi mantido em contato com carvalho (80% barriques e 20% botti de carvalho da Eslavônia) por 18 meses.

Degustando

A paciência para esperar o momento certo de abrir uma garrafa de vinho rende frutos.  No visual, este vinho mostrou coloração granada e concentração média, com o olfativo trazendo ótima complexidade, com destaque para aromas de frutas negras e vermelhas maduras, alcatrão, alcaçuz e balsâmico, acompanhados por notas de ervas secas e leve tostado.

Na boca, um Sangiovese de alta acidez, corpo médio e taninos arenosos e presentes, porém totalmente integrados. Um vinho com DNA 100% italiano (além da acidez, aquela leve rusticidade que agrada), muito gastronômico e equilibrado, com ótima textura, boa profundidade e presença de fruta na boca, fechando com notas de alcaçuz no retrogosto. Os vinhos da Avignonesi eram trazidos (inclusive na safra 2008) para o Brasil pela Mistral, mas não parecem mais estar disponíveis por aqui. Na Europa, safras mais recentes são vendidas na faixa de € 25.

Nome do VinhoVino Nobile di MontepulcianoSafra2008 Produtor Avignonesi EnólogoAlberto Falvo UvaSangioveseSolosArgilo-Carcário, ArenosoGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaMontepulciano (Toscana)DenominaçãoVino Nobile di Montepulciano DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional

O post Vino Nobile di Montepulciano 2008, Avignonesi apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.