Vino Rosso 2018, I Vigneri

Salvo Foti é um dos principais nomes por trás da maior projeção que a região do Etna vem recebendo na vinicultura mundial nas últimas décadas. Depois de trabalhar como enólogo e consultor de algumas das principais vinícolas da Sicília, decidiu lançar seu projeto pessoal, visando produzir vinhos autênticos com uso de práticas tradicionais da região.  É um defensor incondicional do que ele chama de viticultura primordial, onde não há espaço para produtos químicos no cultivo dos vinhedos.

O Vino Rosso pode ser considerado como seu vinho tinto de entrada, elaborado a partir de vinhedos próprios e relativamente novos, na faixa de 20 anos. Em uma safra difícil como a de 2018, foi um corte de 90% Nerello Mascalese e 10% Nerello Capuccio, macerado por oito dias com 100% de cachos inteiros. A fermentação foi realizada exclusivamente com leveduras indígenas e o vinho passou por seis meses em ânforas enterradas. A produção total foi de 10.000 garrafas.

Degustando

Um Etna Rosso fresco e delicioso, que evidencia a qualidade do terroir do Etna e o talento de Foti mesmo em uma safra complicada. No visual, mostrou coloração rubi com baixíssima concentração, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de framboesa e groselha, com aquela leve nota de borracha que caracteriza os vinhos da região.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio e taninos macios e delicados. Com presença abundante, mas elegante, de fruta fresca e pura também no palato, trouxe muito frescor, bem dentro de uma proposta de vinho glou glou. Mesmo sem ser um vinho muito complexo, é daqueles que agradam quem aprecia um estilo mais direto e vertical. Embora a Cellar importe algumas cuvées deste produtor, este vinho não estava disponível no mercado brasileiro em abril de 2022, sendo vendido na faixa de € 22 na Europa.

Nome do VinhoVino Rosso I VigneriSafra2018 Produtor I Vigneri di Salvo Foti EnólogoSalvo Foti Uvas Nerello Mascalese, Nerello CappuccioSoloVulcânicoGraduação Alcoólica13%RegiãoMilo (Sicilia)PaísItáliaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilCellar

O post Vino Rosso 2018, I Vigneri apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.