Vitovska 2016, Vinogradi Fon

Falar em Vitovska é falar da região de Kras, na fronteira da Eslovênia com a Itália, mais especificamente com a província de Trieste. Esta uva, cruzamento entre a Glera (principal uva do Prosecco) e a Malvasia, foi quase extinta, mas renasceu graças ao trabalho de diversos viticultores locais, entre eles Marko Fon.

O Vitovska 2016 da Vinogradi Fon é um bom exemplo desta variedade rara. Foi elaborado a partir de vinhas velhas (entre 20 e 50 anos) plantadas com uso de agricultura orgânica em solos com alta proporção de calcário. Após colheita manual, as uvas passaram por maceração de quatro dias e fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho, que também passou por fermentação malolática, cumpriu estágio de dois anos em barris de 640 litros e foi engarrafado sem filtração.

Degustando

Um vinho laranja, que, porém, por conta do curto período com suas cascas, conseguiu mostrar muita vivacidade e equilíbrio. No visual, mostrou uma coloração casca de cebola, com o olfativo dominado por aromas de ervas verdes, tomate, pêssego e rosa, com notas intensas florais e leve pólvora.

Na boca, um vinho de alta acidez e corpo médio, que mostrou uma personalidade mais direta e vertical. Com uma presença mais discreta de frutas brancas no gustativo, trouxe boa textura e leve tanino, um vinho de muita vibração e uma leve salinidade, refletindo a proximidade dos vinhedos com o Mar Adriático. Oferecido pelo casal Alexandre e Fernanda, é trazido para o Brasil pela Decanter e podia ser encontrado, em promoção, a R$ 349 em novembro de 2021.

Nome do VinhoVitovskaSafra2016Produtor Vinogradi FonEnólogoMarko FonUvaVitovska SoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaKomen (Eslovênia)DenominaçãoKrasPaísEslovêniaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilDecanter

O post Vitovska 2016, Vinogradi Fon apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.