Volnay Premier Cru Les Santenots 2010, Dominique Laurent

Dominique Laurent é um micro-négociant que ganhou destaque na Borgonha, desde sua primeira safra, em 1988. Além do uso intensivo de barricas de carvalho novo, ele segue uma estratégia definida para seus vinhos. Busca parcelas de vinhas velhas nas melhores partes de vinhedos interessantes, nas mãos de viticultores que sabem o que estão fazendo. O vinho é entregue para Laurent pelo viticultor e é transferido para novos barris, para envelhecimento sem adição de sulfitos até o engarrafamento.

O Volnay Premier Cru Les Santenots 2010 foi elaborado a partir de videiras de cultivo sustentável, provenientes deste vinhedo um tanto particular. Embora situado na commune de Meursault, os vinhos tintos deste climat são engarrafados como Volnay-Santenots. Por conta de seu tamanho, mais de 29 hectares, há uma significativa diferença entre as várias parcelas, mas infelizmente esta informação não está disponível para este vinho.

Degustando

Os vinhos da safra 2010 são conhecidos pelo seu enorme potencial de evolução. E este Santenots não foi exceção, mostrando muita vivacidade, elegância e equilíbrio. No visual, mostrou coloração rubi e concentração média, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas (morango), acompanhados por notas de pimenta branca, erva seca e leve madeira.

Na boca, um vinho de acidez marcante, taninos leves e corpo médio. Este Pinot Noir, já pronto para consumo mas com longa estrada pela frente, se mostrou elegante e equilibrado, com presença destacada de frutas levemente picantes também no palato. Ótima textura, boa profundidade e muita persistência também foram destaques. Esta cuvée foi importada para o Brasil pela World Wine, mas já está esgotada. Na Europa, safras mais recentes são vendidas na faixa de € 55.

Nome do VinhoVolnay Premier Cru Les SantenotsSafra2010Produtor Dominique Laurent EnólogosDominique Laurent UvaPinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaGevrey-Chambertin (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoVolnay Premier CruPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilWorld Wine

O post Volnay Premier Cru Les Santenots 2010, Dominique Laurent apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.