Volnay Vieilles Vignes 2014, Maison Roche de Bellene

Com uma longa tradição na Borgonha, Nicolas Pottel é um dos mais respeitados micro-négociants da região. Fundou em 2008 a Maison Roche de Bellene, com o objetivo de elaborar vinhos a partir de vinhedos de terceiros, com foco em vinhas velhas. Na safra 2014, teve que enfrentar diversos desafios, entre eles chuvas de granizo que causaram perdas significativas nos vinhedos em Beaune, Volnay e Meursault. Isso reduziu a quantidade produzida, mas, ao mesmo tempo, garantiu uvas de melhor concentração do que nas regiões vizinhas e boa qualidade.

O Volnay Vieilles Vignes 2014 foi elaborado a partir de vinhas velhas (entre 48 e 62 anos) cultivadas de forma sustentável e provenientes de uma parcela de 0,67 hectare, situada a leste do vilarejo de Volnay, na direção de Pommard. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com leveduras indígenas em tanques de inox, com pigéage e remontage leves, para posterior estágio de 14 meses em barricas de carvalho, das quais 20% novas. O vinho foi engarrafado sem colagem ou filtração.

Degustando

Degustado às cegas em uma prova com vinhos de Volnay e Chambolle-Musigny, “entregou” sua origem, pela presença mais destacada de notas ferrosas e taninos mais presentes. No visual, mostrou coloração granada de baixa concentração, com o olfativo dominado por aromas de frutas vermelhas (morango em destaque), acompanhados por notas ferrosas, de ervas secas e couro.

Na boca, um Pinot Noir de alta acidez, com taninos presentes e relativamente secantes, além de corpo médio. Se mostrou um vinho interessante, mais austero e seco, com boa textura e profundidade média no palato, onde se fez também notar a presença de notas ferrosas, com fruta mais discreta. Possivelmente no seu auge, é importado pela Premium e está disponível no Brasil na faixa de R$ 950 em julho de 2022.

Nome do VinhoVolnay Vieilles VignesSafra2014Produtor Maison Roche de BelleneEnólogoNicolas PotelUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica12,6%Sede da VinícolaBeaune (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoVolnay PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilPremium

O post Volnay Vieilles Vignes 2014, Maison Roche de Bellene apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.