Xinomavro 2017, Magoutes Vineyard

Um dos berços da viticultura na Europa, a Grécia vem recebendo mais atenção recentemente pela qualidade de seus vinhos. Se, por muito tempo, os monovarietais de Assyrtiko elaborados na ilha de Santorini eram a única referência internacional, outras regiões e variedades agora ganham destaque. E os vinhos tintos de altitude elaborados nas montanhas da Macedônia Ocidental chamam a atenção.

Criada em 2006 como Diamantis e recentemente renomeada Magoutes Vineyard, esta vinícola baseada em Siatista ganhou destaque, sobretudo, pela qualidade de seus vinhos elaborados a partir da variedade Xinomavro. Este vinho foi produzido, em boa parte, a partir de vinhas velhas plantadas em Gobelet (Alberello) em solos argilo-calcários, entre 850 e 900 metros acima do nível do mar. Na vinificação, após colheita manual e fermentação com leveduras indígenas, o vinho passou 12 meses em barris usados de 500 litros.

Degustando

A Xinomavro é uma variedade que vem ganhando mais atenção, sobretudo pela sua boa estrutura, taninos sedosos e ótimo potencial de evolução. E este vinho se mostrou um ótimo exemplo. No visual, mostrou coloração rubi brilhante e média concentração, com o olfativo dominado por aromas de frutas vermelhas e negras mais maduras (ameixa), acompanhados por notas de violetas, ervas e tomates secos, e leve toque terroso.

Na boca, um vinho de alta acidez, taninos presentes mas bem sedosos e corpo médio. Também no palato evidenciou boa presença de fruta, mas se mostrou seco e, de certa forma, austero, com tensão e equilíbrio. Um tinto com boa estrutura e complexidade, consegue ser intenso e trazer frescor. Ainda raro mesmo na Europa, este vinho foi adquirido na Inglaterra por cerca de £ 30.

Nome do VinhoXinomavro Safra2017Produtor Magoutes VineyardEnólogoDimitris DiamantisUvaXinomavro SoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaSiatista (Western Macedonia)DenominaçãoSiatista PGIPaísGréciaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Xinomavro 2017, Magoutes Vineyard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.