Zweigelt 2015, Koppitsch

A família Koppitsch tem uma tradição de mais de 500 anos na viticultura, mas coube a Alexander Koppitsch e sua esposa Maria a decisão de engarrafar e lançar os vinhos com rótulos próprios, a partir de 2011. O foco ficou em vinhos de baixa intervenção, elaborados a partir de uvas de cultivo biodinâmico. Na safra 2015, o casal elaborou uma gama ampla de monovarietais, a maioria deles com variedades autóctones da Áustria, mas também uvas de outras origens, como a Syrah, por exemplo.

O Zweigelt 2015 representa a versão do casal para a uva tinta mais plantada na Áustria. O vinho foi elaborado a partir de vinhedos cultivados de forma biodinâmica, sem certificação, em solos aluviais. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de aço inox, para posterior estágio de 24 meses em barris de carvalho usado. O vinho foi engarrafado sem colagem ou filtração, apenas leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho delicioso e fácil de beber, que manteve muito frescor e vivacidade sete anos após sua safra. No visual, mostrou coloração rubi de alta concentração, como o olfativo marcado por uma explosão de aromas de frutas vermelhas (cereja) e florais (violeta), acompanhados por notas de especiarias.

Na boca, um Zweigelt de alta acidez, leve e com taninos discretos e picantes. Mostrou muita fruta também no palato, um vinho fresco, de boa textura e muita tensão, com retrogosto de frutinha azeda. Os vinhos de Alexander e Maria Koppitsch são trazidos para o Brasil pela Cave Leman e esta cuvée aparentemente não é mais produzida. Na Europa, ainda pode ser encontrada na faixa de € 15.

Nome do VinhoZweigelt Safra2015Produtor Weingut KoppitschEnólogoAlexander KoppitschUvaZweigelt Graduação Alcoólica12,2%SoloAluvialSede da VinícolaNeusiedl am See (Burgenland)DenominaçãoWein aus ÖsterreichPaísÁustriaAgriculturaBiodinâmicoVinificaçãoNaturalImportador no BrasilCave Léman

O post Zweigelt 2015, Koppitsch apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.