30.000 Maravedíes 2016, Bodega Marañones

Embora os vinhos da Sierra de Gredos tenham ganhado mais evidência apenas nos últimos anos, a região tem uma longa história. E o nome deste vinho, da linha de entrada (Vino de Pueblo) da Bodega Marañones, tem relação com um importante evento histórico. 30.000 maravidíes foi a quantia que o nobre Álvaro de Luna pagou, na década de 1440, aos monges locais para adquirir toda a comarca de San Martín. Luna era na época um dos mais poderosos homens da Espanha, mas caiu em desgraça posteriormente, sendo decapitado em 1453.  

O 30.000 Maravidíes 2016 foi elaborado a partir de vinhas velhas (30 a 70 anos) de quatro vinhedos na região (Dehesa, Vista Alegre, Manzanillo e Marañones), cultivados de forma orgânica em altitudes entre 650 e 850 metros. Após colheita manual, as uvas passaram por maceração pré-fermentativa, para posterior fermentação (cerca de 90% cachos inteiros) com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de madeira de 3.000 a 4.500 e tanques de aço inox. O vinho passou por oito meses em foudres de 2.500 a 11.500 litros de carvalho francês, onde ocorreu fermentação malolática natural, seguidos por mais dois meses em madeira após o ensemblage.

Degustando

Um vinho leve e de boa verticalidade, fácil de beber. No visual, mostrou coloração granada de baixíssima concentração, com olfativo dominado por aromas de morango e flores secas, com notas de garrigue, especiarias e ervas verdes.

Na boca, este corte (90% Tempranillo e 10% outras variedades locais) trouxe acidez e corpo médios, com taninos arenosos de média intensidade. O meio de boca foi marcado pela presença abundante de fruta bem pura, mas sem muito peso, com boa textura, picância e um leve excesso de álcool. Os vinhos da Bodega Marañones são trazidos para o Brasil pela WorldWine e esta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 250 em dezembro de 2021.

Nome do Vinho30.000 MaravedíesSafra2016Produtor Bodega MarañonesEnólogoFernando GarcìaUvasTempranillo, variedades locaisSoloGranitoGraduação Alcoólica14%RegiãoSan Martín de Valdeiglesias (Castilla y León)DenominaçãoVinos de Madrid DOPaísEspanhaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWorld Wine

O post 30.000 Maravedíes 2016, Bodega Marañones apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.