Arpent Vouvray 2010, Sébastien Brunet

Sébastien Brunet assumiu o controle da vinícola familiar em 2006, após a inesperada morte de seu pai, Michel. Foi Michel que, em 1974, decidiu engarrafar os próprios vinhos, saindo da cooperativa e criando a Domaine de la Roche Fleurie. Com foco quase exclusivo na Chenin Blanc, Sébastien elabora atualmente três cuvées secas, além dos tradicionais demi-sec, moelleux e espumantes.

O Arpent 2010 foi elaborado a partir de vinhas de cultivo orgânico de cerca de 20 anos, com orientação nordeste, plantadas em solos de argila e silex. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação com uso de leveduras indígenas sem controle de temperatura, com o vinho seguindo em tanques de inox (80%) e barris de carvalho usado (20%) por seis meses, com suas lias. Foi engarrafado após leve filtração e adição de sulfitos.

Degustando

A região de Vouvray produz alguns dos mais longevos Chenin Blancs da França. Assim, não foi surpresa que este vinho se mostrou impecavelmente vivo 12 anos após sua safra. No visual, mostrou coloração amarelo clara com reflexos dourados, enquanto o olfativo foi marcado por aromas intensos de ervas e flores secas, acompanhadas por notas cítricas, de frutas brancas e maresia.

Na boca, um monovarietal de Chenin Blanc de altíssima acidez e corpo médio, que mostrou uma personalidade própria. As notas de erva seguiram no palato, acompanhadas por toque cítricos e salinos. Apesar de mais leve e direto, mostrou também boa textura. No conjunto, um vinho que lembra climas mais frios, seco e sem destacada presença de fruta, mas que certamente agrada quem aprecia vinhos mais verticais e de acidez cortante. Os vinhos de Sébastien Brunet eram trazidos para o Brasil por Sávio Soares e atualmente na Europa esta cuvée é oferecida na faixa de € 13.

Nome do VinhoArpent Vouvray Safra2010Produtor Sébastien BrunetVinhateiroSébastien BrunetUvaChenin BlancSoloArgila e silexGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaChançay (Indre-et-Loire) DenominaçãoVouvrayPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Arpent Vouvray 2010, Sébastien Brunet apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.