Balsa de Piedra Sémillon 2019, Michelini i Mufatto

A linha Balsa de Piedra, uma das mais recentes lançadas pela Michelini i Mufatto, é atualmente composta por dois vinhos: um tinto, composto por uma seleção de diversas variedades, e um branco, um monovarietal de Sémillon. Ambos são elaborados a partir de uvas plantadas na região de Tupungato, boa parte delas de vinhas velhas de variedades plantadas há muitas décadas nesta parte do Valle de Uco.

O Balsa de Piedra foi elaborado com uvas provenientes da Finca Manoni, que concentra alguns das videiras mais velhas ainda em atividade na Argentina. Após colheita manual, as uvas foram fermentadas com leveduras indígenas ainda em com suas cascas por alguns dias, para posterior prensagem. O mosto foi transferido para tanques de aço inoxidável, onde a fermentação recomeçou e o vinho permaneceu até o engarrafamento.

Degustando

Este monovarietal de Sémillon é uma excelente pedida para quem quer começar a explorar a qualidade que esta variedade tem atingido na América do Sul, sem gastar tanto dinheiro. No visual, mostrou uma coloração tendendo ao dourado, lembrando ouro velho, com o olfativo marcado por aromas de lanolina, cera, flores secas, com notas de ervas frescas, salinas e pedra molhada.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio e muito frescor. Mesmo apresentando uma untuosidade bem aparente, conseguiu ser direto e vertical, com boa estrutura de boca e salinidade também no gustativo. É trazido para o Brasil pela Wine&Co e podia ser encontrado em lojas online a um preço promocional de R$ 169  em novembro de 2021.

Nome do VinhoBalsa de Piedra SémillonSafra2019Produtor Michelini i MufattoEnólogosAndrea Mufatto, Gerardo Michelini, Manuel MicheliniUvaSémillonSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica14%Sede da vinícolaTupungato (Mendoza)DenominaçãoTupungato IGPaísArgentinaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWine & Co

O post Balsa de Piedra Sémillon 2019, Michelini i Mufatto apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.