Barolo Vigna Lazzarito 1996, Fontanafredda

A Fontanafredda é uma das mais tradicionais vinícolas do Piemonte, onde foi criada em 1858 com a aquisição de terras na região de Serralunga d’Alba pelo rei da Itália, Vittorio Emanuele II. Desde então, a vinícola mostrou forte crescimento (produz quase 8% do total de vinhos da denominação de origem Barolo), atualmente cultivando cerca de 120 hectares, certificados orgânicos desde 2019.

Dentre sua linha de Barolos, o Lazzaritto é um daqueles elaborados a partir de vinhedos específicos, no caso do vinhedo de mesmo nome. Produzido a partir de videiras na época cultivadas de acordo com os princípios da agricultura sustentável, na vinificação se encaixa mais dentro de técnicas mais modernistas. Maceração de 30 dias, seguida por estágio de 12 meses em barricas de carvalho Allier (50% das quais novas) e por mais 12 meses em barris de 2.000 a 3.000 litros de capacidade, também de carvalho francês.

Degustando

Um Barolo que evidenciou que a Nebbiolo também pode dar ótimos resultados quando vinificada de forma distinta aos métodos tradicionais do Piemonte. No visual, mostrou coloração granada com baixa concentração, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de piche, fumo de corda e rosa, com notas de funghi e couro.

Na boca, um vinho de acidez elevada, taninos presentes e corpo médio. Se mostrou bem seco, porém equilibrado e elegante, com múltiplas camadas e ótima densidade de boca. Os vinhos da Fontanafredda são trazidos para o Brasil pela Bruck, mas essa cuvée não estava disponível no site da importadora. Na Europa, é comercializada na faixa de € 80.

Nome do VinhoBarolo Vigna LazzaritoSafra1996Produtor FontanafreddaUvaNebbioloSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%RegiãoSerralunga d’Alba (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilBruck

O post Barolo Vigna Lazzarito 1996, Fontanafredda apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.