Baron de Chirel Reserva 2002, Marqués de Riscal

As origens da vinícola mais antiga da Rioja, a Marqués de Riscal, estão intrinsicamente ligadas com Bordeaux. Era nesta região francesa, com longa tradição no vinho, onde Guillermo Hurtado de Amézaga, o quinto Marqués de Riscal, vivia antes de retornar à sua terra natal e criar a vinícola em 1858. Um dos legados desta época foi o uso da Cabernet Sauvignon, variedade não autóctone da Rioja que a Marqués de Riscal ainda planta e usa em alguns de seus vinhos.

O Baron de Chirel 2002 é um dos dois Reservas tintos elaborados pela Marqués de Riscal. Ao contrário daquele mais conhecido, porém, é elaborado somente nas melhores safras, a partir de vinhas velhas (atualmente entre 80 e 110 anos), com uso das melhores parcelas de seus vinhedos. É um corte de 85% Tempranillo e 15% outras uvas (a vinícola não confirma, mas acredita-se que seja Cabernet Sauvignon), vinificado em barris de carvalho e com fermentação a temperatura controlada. O vinho passou 20 meses em barris de carvalho francês e americano antes do engarrafamento.  

Degustando

Lançado pela primeira vez em 1986, este vinho tinha como um dos seus principais objetivos evidenciar a longevidade que pode ser alcançada pelos vinhos elaborados a partir de alguns dos melhores vinhedos da Rioja. E, no caso deste 2002, a missão foi 100% cumprida. No visual, mostrou coloração granada e concentração média a alta, com um olfativo intenso e complexo. Destaque para os aromas de frutas negras e piche, acompanhados por notas balsâmicas, sottobosco e especiarias.

No palato, um Rioja de alta acidez, corpo médio/alto e taninos finos, plenamente integrados. Um vinho equilibrado e profundo, que conseguiu unir uma estrutura de boca mais ampla com frescor. Degustado às cegas com outros Riojas, se mostrou um dos mais intensos e encorpados, porém sem perder a finesse. Este vinho está disponível no mercado brasileiro, com safras mais recentes sendo comercializadas na faixa de R$ 1.200 em julho de 2023.

Nome do VinhoBaron de Chirel CategoriaReservaSafra2002Produtor Marqués de RiscalEnólogoLuis Hurtado de AmézagaUvas Tempranillo, outrasSoloArgilo-calcárioGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaElciego (Alava)DenominaçãoRiojaPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional

O post Baron de Chirel Reserva 2002, Marqués de Riscal apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *