Christian Moreau: Chablis de alta expressão e muita tradição

A família Moreau tem uma longa tradição na região de Chablis. Atualmente em sua sexta geração, começou suas atividades em 1814, adquirindo vinhedos, inclusive parcelas em diversos terroirs que, posteriormente, seriam classificados como Premier Cru e Grand Cru. Um passo importante foi traçado nas décadas de 1960/70, quando dois irmãos representando a quarta geração decidiriam …

Bourgogne Aligoté 2020, Naïma et David Didon

Embora não seja a variedade branca de maior projeção na Borgonha, a Aligoté vem, de forma crescente, mostrando vinhos de alta qualidade. A grande maioria dos vinhos desta uva é engarrafada como Bourgogne Aligoté, com exceção daqueles da denominação de origem Bouzeron, na Côte Chalonnaise. Apesar de ser elaborado com uvas plantadas em Chassey-le-Camp, um …

Vinho natural, orgânico, de baixa intervenção etc: como decifrar isso?

Você certamente já deve ter ouvido falar dos vinhos naturais, que vêm ganhando crescente participação. Mas também deve ter se deparado com os sustentáveis, orgânicos, biodinâmicos e veganos. E, para piorar, ainda vem aqueles, como nós, que adotam a expressão vinhos de baixa intervenção. Como decifrar isso? Para começar a esclarecer estes pontos, primeiro precisamos …

Columella 2004, The Sadie Family

Eben Sadie é considerado um dos principais enólogos não somente da África do Sul, seu país natal, mas também em escala mundial. Em 2017 foi escolhido como o “vinhateiro dos vinhateiros”, em uma premiação organizada pelo Institute of Masters of Wine e a publicação The Drinks Business. Seu primeiro vinho, Columella, foi lançado em 2000 e, desde …

Aditivos enológicos: produto adicionado nos vinhedos esquenta mais o debate

Uma das “batalhas” atuais no mundo do vinho diz respeito à intensidade da intervenção dos enólogos na elaboração dos vinhos. De um lado, há quem aposte na menor intervenção, buscando expressar ao máximo as características do terroir. De outro, existem aqueles que vem o processo de forma diferente, com o uso de diversas técnicas e …

Le Cigare Volant 2006, Bonny Doon Vineyard

O incansável enólogo e empreendedor norte-americano Randall Grahm entrou no mundo do vinho por conta de sua paixão pela Pinot Noir. Porém, rapidamente percebeu que o terroir da região onde decidiu criar sua vinícola, em torno de Santa Cruz, na California, não era adequado para esta delicada variedade originária da Borgonha. Com clima quente e …

Custo benefício na Borgonha: conheça Monthelie e seus vinhos

Uma das tarefas mais complicadas na Borgonha, sobretudo na Côte d’Or, é a busca por vinhos de custo acessível, daqueles que não atingem valores que quase inviabilizam seu consumo. Porém, algumas denominações de origem podem apresentar boas opções neste sentido. Uma delas é Monthélie, com vinhedos ao redor de um vilarejo conhecido também por ser …

O escolhido entre seus pares: saiba quem foi eleito o “enólogo dos enólogos” em 2022

Não são somente os consumidores ou enófilos que têm suas preferências de produtor ou vinícola, quando apreciam grandes vinhos. Também os próprios vinhateiros ou enólogos dão destaque ao trabalho de alguns de seus pares, que acabam sendo conhecidos como “enólogos dos enólogos”. É um reconhecimento especial, afinal de contas, representa a opinião de quem elabora …