EPAMIG avalia adaptação de uvas piwis no Sul de Minas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) está testando a adaptação de uvas piwis de origem italiana no Sul do Estado. O projeto que tem o apoio financeiro da Fapemig, é desenvolvido em parceria com a Vinícola Stella Valentino, em Andradas, que recebeu o vinhedo experimental em outubro de 2021, e do viveiro …

Centro de Enologia de Jundiaí é pioneiro no uso da Inteligência Artificial para a produção de vinhos e sucos

O uso da inteligência artificial nas indústrias tem sido cada vez mais presente. Na produção vitivinícola brasileira, o Centro de Enologia de Jundiaí, interior de São Paulo, através de uma parceria entre a prefeitura e governo do estado, tornou-se pioneiro na utilização desta tecnologia através de um equipamento que gerencia com precisão a temperatura dos …

Lagoa Grande, capital pernambucana da uva e do vinho

A cidade de Lagoa Grande, situada na região do Vale do São Francisco, celebrou um marco importante ao ser nomeada oficialmente como a capital pernambucana da uva e do vinho. O reconhecimento foi formalizado em sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que destacou o município como um valioso centro de agricultura e turismo na …

SV#164: Prowein 2024

Prowein, em Dusseldorf na Alemanha, é “só” a maior feira de vinhos do mundo. Conhecer a feira era um sonho antigo meu e. em 2024, realizei! Bóra então dar uma espiadinha na feira e conferir: novidades, curiosidades e tendências do mercado. Tintim!   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)… …

O Rio Grande do Sul foi o Brasil na Vinitaly

Foram 600 garrafas de vinhos brasileiros – gaúchos, para sermos mais específicos – consumidos em quatro dias. Também pudera, os rótulos de 12 vinícolas da Serra Gaúcha estavam sendo oferecidos aos visitantes da 56ª edição da Vinitaly – mostra “irmã” da Wine South America – que acontece anualmente em Verona, na Itália. Saiba quais foram …

Vinícola Brasília une 10 vinhedos e apresenta vinhos direto do Planalto Central

A vinícola Brasília, união de 10 vinhedos da cidade – Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata – tem como característica a colheita de inverno a partir de práticas sustentáveis, e deve impulsionar a economia da região com geração de empregos e movimentando o turismo. …

Brasil de Vinhos RECEBE Horácio Moraes Barros

Há quem diga que a capacidade de sonhar é o que nos torna humanos. Pensar sobre o futuro, planejar e realizar – tarefas que demandam tempo e paciência. Para alguns o caminho é mais curto, certamente. Para Horácio Moraes Barros, nem tanto assim. Quem testemunha o professor da Associação Brasileira de Sommeliers de Minas Gerais …

Série Vinhos.BR produz episódios para nova temporada

Tradição, família, histórias e vinhos de qualidade, claro. A segunda temporada do Vinhos.BR está sendo gravada no mês de abril. Em visitas às vinícolas do Paraná e Rio Grande do Sul, a série trará mais 12 episódios contando a trajetória de quem ama, produz, vende e perpetua a cultura do vitivinícola no Brasil. Com estreia …