Bourgogne Pinot Noir Les Chaillots 2017, Nicolas Morin

A forte alta dos preços de vinhedos na Borgonha nos últimos anos tem sido um dos principais fatores por trás do crescimento do número de micro-négociants na região. E Nicolas Morin é um daqueles que tem chamado a atenção, elaborando vinhos desde 2014 a partir de uvas compradas de terceiros em algumas denominações de origem da Côte D’Or. Originário da região de Champagne, montou uma impecável estrutura em Nuits-Saint-Georges e conta também com sua experiência como tanoeiro.

O Bourgogne Pinot Noir Les Chaillots 2017 foi elaborado a partir de vinhas velhas (idade média de 50 anos) de cultivo orgânico, nas quais Norin, embora não seja o proprietário das terras, contribui para o cultivo e decide o momento da colheita. Na vinificação, as uvas foram 100% desengaçadas e fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de carvalho. O vinho passou por estágio em carvalho e foi engarrafado sem adição de sulfitos, colagem ou filtração.

Degustando

Com uma produção de apenas 3.000 garrafas, este Pinot Noir chamou a atenção pela tensão e personalidade. No visual, mostrou coloração rubi com média concentração, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de frutas vermelhas (framboesa), acompanhadas por notas cítricas e um toque de redução, lembrando pólvora.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio e tanino presente e picante. Trouxe uma ótima presença de fruta fresca também no palato, com muita pureza, tensão e frescor. Surpreendeu pela boa estrutura, já totalmente pronto para consumo. Os vinhos de Nicolas Morin não são importados para o Brasil e esta cuvée pode ser encontrada na Europa na faixa de € 26.

Nome do VinhoBourgogne Pinot Noir Les ChaillotsSafra2017Produtor Maison Nicolas MorinEnólogoNicolas MorinUvaPinot NoirSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica12,5%RegiãoNuits-Saint-Georges (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoBourgognePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Bourgogne Pinot Noir Les Chaillots 2017, Nicolas Morin apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.