Bourgueil Rosé 2017, Domaine Guion

Administrada por Stéphane Guion desde 1994, a Domaine Guion tem uma história mais longa. Foi criada na década de 1950 pelo pai de Stéphane como uma fazenda de policultura, sendo uma das pioneiras do cultivo orgânico na região (desde 1965). Atualmente é certificada Ecocert e, desde 2021, está buscando também a certificação biodinâmica pela Demeter. Seus 8,5 hectares de vinhedos estão dedicados exclusivamente à Cabernet Franc, com apenas uma cuvée não tinta sendo produzida.

O Bourgueil Rosé 2017 foi elaborado a partir de diversas parcelas, incluindo algumas de solos aluviais, uma minoria em uma região de solos argilo-calcários. Na vinificação, foi feito com uma combinação dos métodos de prensa direta e saignée, com uso exclusivo de leveduras indígenas na fermentação. O vinho não recebeu qualquer aditivo, a não ser uma pequena dose de sulfitos antes do engarrafamento.

Degustando

Um rosé mais austero, com uma presença de fruta mais discreta tanto no olfativo como no palato, porém de muito frescor e mineralidade. No visual, mostrou coloração cobre rosado, com o nariz marcado por aromas florais (água de rosas) e ervas verdes, acompanhadas por notas mais discretas de morango, framboesa e grafite.

Na boca, um vinho de acidez cortante, corpo médio e muito frescor. Da mesma forma que no olfativo, não mostrou presença exuberante de fruta, um rosé com corpo e alma de vinho branco. Embora sem grande profundidade, um vinho direto, muito agradável e com retrogosto quase salino, daqueles que desaparecem rapidamente da taça. Esta cuvée era importada para o Brasil pela Wines4U, mas não está mais disponível. Na Europa este vinho é vendido na faixa de € 14.

Nome do VinhoBourgueil RoséSafra2017Produtor Domaine GuionEnólogoStéphane GuionUvaCabernet FrancSoloArgilo Calcário, AluvialGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaBenais (Val de Loire) DenominaçãoBourgueilPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWines4U

O post Bourgueil Rosé 2017, Domaine Guion apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.