Brunello di Montalcino Montosoli 2004, Altesino

A Altesino foi fundada em 1970, após o empresário milanês do ramo têxtil Giulio Consonno comprar uma propriedade, ao norte de Montalcino, na época sem videiras. Rapidamente plantou diversos vinhedos e passou a produzir diversas cuvées. Em 1975, lançou o Brunello di Montalcino Montosoli, talvez o primeiro vinho elaborado na região de acordo com o conceito de cru, ou seja, com uvas de um vinhedo selecionado.

Este monovarietal de Sangiovese foi elaborado a partir das uvas do vinhedo de cinco hectares, de mesmo nome, que fica a cerca de 350 metros de altitude, em uma região com grande concentração de solos de galestro. Na vinificação, após colheita manual, o vinho, somente lançado em safras consideradas ótimas, foi elaborado de forma convencional, com estágio de dois anos em botti de carvalho, seguido por mais quatro meses em garrafa. Foram elaboradas apenas 1.500 caixas nesta safra.

Degustando

Se o Brunello di Montalcino Montosoli é considerado o melhor vinho da Altesino e um dos destaques desta denominação de origem, este exemplar foi muito representativo. Um vinho no seu auge, combinando potência e elegância.  No visual, mostrou coloração granada e concentração média, com o olfativo sendo marcado por aromas florais (violeta e rosa), fruta vermelha bem presente e notas terciárias, com destaque para couro e tabaco.

Na boca, um Sangiovese de acidez elevada, taninos arenosos marcantes e corpo médio. Bastante seco e com presença mais discreta de fruta vermelha no gustativo, se mostrou bem austero, com pronunciada adstringência e verticalidade. Sua reputação de vinho encorpado parece ter sido domada pelo tempo em garrafa, com discreta presença de madeira e uma elegância muitas vezes ausente em muitos Brunello. Os vinhos da Altesino são trazidos para o Brasil pela ViaVini, mas essa cuvée, oferecida a R$ 1.200, estava esgotada no site da importadora em novembro de 2021.

Nome do VinhoBrunello di Montalcino Montosoli Safra2004Produtor AltesinoEnólogoPaolo CaciorgnaUvaSangioveseSoloCalcário e argilaGraduação Alcoólica13,5%Sede da vinícolaMontalcino (Toscana)DenominaçãoBrunello di Montalcino DOCGPaísItáliaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencional Importador no BrasilVia Vini

O post Brunello di Montalcino Montosoli 2004, Altesino apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.