Cenizas de Laberinto Sauvignon Blanc 2019, Laberinto Wines

Um projeto bem-sucedido. Em paralelo com sua carreira de enólogo e consultor de diversas vinícolas chilenas, Rafael Tirado adquiriu terras na região de Colbún, no sudeste do Valle del Maule para elaborar seus próprios vinhos. Os vinhedos, situados a cerca de 600 metros de altitude, começaram a ser plantados em 1993, com diversas exposições, inclusive sul, algo relativamente raro para vinhos sul-americanos.

O Cenizas del Laberinto Sauvignon Blanc 2019 representa muito bem o seu terroir. Foi elaborado a partir de parcelas de exposição sul em vinhedos de solos de base granítica com grande concentração de cinzas vulcânicas. Na vinificação, após colheita manual, as uvas de Sauvignon Blanc foram fermentadas em tanque de aço inoxidável, com uso de leveduras selecionadas e temperatura controlada. O vinho foi mantido no inox por seis meses em contato com suas lias, antes do engarrafamento.

Degustando

Pense em um Sauvignon Blanc direto, seco e vertical, com acidez cortante e muito frescor. Se a opção do vinhateiro foi pela elaboração de um vinho de características minerais bem evidentes, o resultado foi excelente. No visual, mostrou coloração amarelo palha e com reflexos verdeais, enquanto olfativo foi dominado por aromas cítricos e de giz, com notas salinas e de ervas secas.

Na boca, um vinho de acidez intensa (inclusive com uma ponta de agulha), leve e muito seco. Não entregou muita fruta na boca, embora com boa textura, mas mantendo uma personalidade mais austera, com muita verticalidade, tensão e notas salinas no retrogosto. Daqueles vinhos que agradam a quem gosta de Sauvignon Blanc menos frutado e mais direto. Este vinho podia ser encontrado no Brasil em dezembro de 2021 na faixa de R$ 200, em diversas lojas online.

Nome do VinhoCenizas de Laberinto Sauvignon Blanc Safra2019Produtor Laberinto WinesEnólogoRafael TiradoUvaSauvignon BlancSoloCinzas vulcânicas em base graníticaGraduação Alcoólica12,5%RegiãoColbún (Maule)DenominaçãoValle del MaulePaísChileAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional

O post Cenizas de Laberinto Sauvignon Blanc 2019, Laberinto Wines apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.