Certezas Sémillon 2017, Michelini i Mufatto

A Michelini i Mufatto (MiM) é a mais nova versão do projeto familiar do casal Andrea Mufatto e Gerardo Michelini, agora também com a colaboração de seu filho, Manuel Michelini. Além de trabalhar no Valle de Uco, na Argentina, a família expandiu seus horizontes. Embora a atividade na Argentina siga sendo a mais ampla, a MiM conta atualmente também com vinícolas no Bierzo (Espanha) e Maldonado (Uruguai).

Dentre os vinhos produzidos pela família no Valle de Uco, talvez o maior o destaque fique com o Certezas Sémillon. Por dois anos consecutivos (safras 2017 e 2018), esta cuvée foi eleita como o melhor vinho branco da Argentina pelo Master of Wine Tim Atkins. O inglês não poupou elogios para este vinho, destacando que, em sua visão, a Sémillon está se convertendo na variedade branca mais interessante elaborada na Argentina.

Este monovarietal foi elaborado a partir de vinhas muito velhas (plantadas no final do século XIX) de cultivo sustentável e sem irrigação, provenientes da Finca Manoni. Esta propriedade, com uma composição de solos com alta concentração de calcário, fica no segmento de El Peral, bem próximo ao vilarejo de Tupungato. Na vinificação, após colheita manual, 50% das uvas passaram por maceração com suas cascas, por cerca de sete dias, e fermentação com leveduras indígenas em foudres de carvalho de 1.000 litros. O vinho foi mantido nestes recipientes por quase dois anos, passando por leve filtração antes do engarrafamento.

Degustando

Um Sémillon que realmente chamou a a atenção, aparecendo como um dos destaques em uma degustação às cegas de vinhos desta casta produzidos na América do Sul. Um vinho complexo e de múltiplas camadas, algo intermediário entre um vinho branco e um laranja, combinando verticalidade com muita textura e uma boca quase tânica.

No visual, mostrou coloração dourada com reflexos mais para o ocre, lembrando ouro velho, enquanto o olfativo foi marcado por aromas intensos de lanolina, cera e mel, com notas de frutas tropicais, leveduras e ervas verdes, como orégano e tomilho. Na boca, um vinho de boa acidez, encorpado e com muita textura, quase tânico. Apresentou diversas camadas, com boa presença de frutas brancas e ervas, um vinho profundo, equilibrado e intenso, de longa persistência. É importado para o Brasil pela Wine&Co e podia ser encontrado em lojas online a preço cheio na faixa de R$ 490 em setembro de 2021.

Nome do VinhoCertezas SémillonSafra2017Produtor Michelini i MufattoEnólogosAndrea Mufatto, Gerardo Michelini, Manuel MicheliniUvaSémillonSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,7%Sede da vinícolaTupungato (Mendoza)DenominaçãoTupungato IGPaísArgentinaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWine & Co

O post Certezas Sémillon 2017, Michelini i Mufatto apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.