Chablis 2016, Domaine Raveneau

A Domaine Raveneau, criada em 1948 por François Raveneau, é uma das principais referências da vinicultura não somente em Chablis, mas em toda a Borgonha. Com pouco mais de nove hectares de vinhedos e já contando com a colaboração da terceira geração, elabora onze cuvées distintas, todas a partir da Chardonnay. O destaque fica para seus três Grands Crus, embora os Premiers Crus também sejam avidamente disputados por conta de sua qualidade e escassez.

Mesmo sendo um de seus vinhos mais básicos, o Chablis 2016 também impressionou. Foi elaborado a partir de uma parcela de cerca de um hectare plantada em 2003, próxima ao Premier Cru Vaillons. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram prensadas e deixadas em repouso durante 12 horas, para posterior fermentação em tanque de inox. O vinho passou por 12 meses, com suas lias, em barricas de carvalho usado, para ser engarrafado após leve filtração e colagem.

Degustando

É inevitável tentar traçar um paralelo entre os vinhos dos dois produtores de maior renome de Chablis, até por sua marcante diferença de estilo. Neste caso, a tarefa foi facilitada pelo privilégio de degustar ambos no mesmo dia. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante ainda com leve nota verdeal, com o olfativo marcado por notas cítricas, de ervas verdes e giz.

Na boca, um Chablis denso, untuoso, com boa acidez. Ao contrário dos Chablis de Vincent Dauvissat, marcados por mais tensão e verticalidade, este vinho mostrou mais textura e densidade, com mais do que os franceses chamam de matière. Oito anos após sua safra, já mostrou camadas, um Chardonnay longo e equilibrado, mais um exemplo da maestria da família Raveneau. Os vinhos da Domaine Raveneau são trazidos para o Brasil pela Clarets, mas esta cuvée já estava esgotada no site da importadora. Muito raro mesmo na Europa, é vendido em sites de leilão online na Europa na faixa de € 130.

Nome do VinhoChablisSafra2016Produtor Domaine RaveneauEnólogosBernard Raveneau, Jean-Marie RaveneauUva ChardonnaySoloCalcário KimmeridgianoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaChablis (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoChablisPaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoTradicional

O post Chablis 2016, Domaine Raveneau apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.