Château Les Ormes de Pez 2000, Château Les Ormes de Pez

A classificação de Bordeaux de 1855 segmentou os vinhos da região em diversas categorias e, com pequenas alterações, segue válida até hoje. E esta classificação, que colocou os vinhos do Médoc em seis categorias distintas (as cinco classificações principais, mais um grupo com aqueles que não entraram na lista), segue guiando os preços dos vinhos da região.

Para quem busca opções em termos de custo-benefício, existem boas escolhas entre os Cru Bourgeois, que não fazem parte das cinco categorias principais. Dentre eles, o Château Les Ormes de Pez pode ser uma boa alternativa. Classificado como Cru Bourgeois, é uma propriedade que pertence a Jean-Michel Cazes, proprietário também do Cinquième Cru Château Lynch Bages, com qual divide processos e time de enologia.

Na safra 2000, considerada uma das melhores na história de Bordeaux, este vinho foi um corte de 50% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot e 10% Cabernet Franc. Sua elaboração seguiu o modelo tradicional da região, todavia, com um peso menor dado à madeira. O vinho passou por estágio de 12 meses em barris de carvalho francês, dos quais 80% de um ano de uso e 20% novos.

Degustando

A safra 2000 no Bordeaux parece ser quase eterna e mesmo um Cru Bourgeois ainda mostra sinais de juventude, mesmo tanto tempo depois. No visual, este corte bordalês mostrou coloração rubi com halo violáceo, enquanto no olfativo predominaram aromas de frutas negras e vermelhas (ameixa e algo de cereja), com notas de pimentão vermelho, leve tostado e grafite.

Na boca, um Saint-Estèphe de boa acidez, taninos presentes, mas finos e bem integrados, além de bom corpo. Chegando ao seu 21º aniversário, segue sendo um Bordeaux correto e de muita vivacidade, com boa estrutura e finesse. Certamente ainda mostra espaço para evolução, apesar de não ter a complexidade outros vinhos da mesma safra, é uma excelente opção. Os vinhos do Château Les Ormes de Pez são trazidos para o Brasil por diversas importadoras e safras mais recentes podem ser encontradas em importadoras como Mistral (R$ 1.090 para a safra 2006) ou WorldWine (R$ 1.080 para a 2009) em novembro de 2021.

Nome do VinhoChâteau Les Ormes de PezClassificaçãoCru BourgeoisSafra2000Produtor Château Les Ormes de Pez EnólogoDaniel LloseUvasCabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet FrancSoloAluvialGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaSaint-Estèphe (Nouvelle-Aquitaine)DenominaçãoSaint-EstèphePaísFrançaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilDiversos

O post Château Les Ormes de Pez 2000, Château Les Ormes de Pez apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.