Château Talbot 2001, Château Talbot

Saint-Julien é a comuna de Bordeaux com maior proporção de produtores classificados como Cru Classé, de acordo com a classificação regional de 1855. Apesar de ser uma das menores em área, são nada menos que onze produtores nesta categoria, embora nenhum deles tenha obtido a classificação máxima, Première Cru Classé.

O estilo da região é descrito como uma espécie de ponto médio entre a potência de seu vizinho ao norte, Paulliac, com a elegância da denominação de origem imediatamente ao sul, Margaux. E bem no centro da denominação St-Julien fica o Château Talbot, um Quatrième Cru Classé que talvez melhor represente esta combinação de estilos.

Na safra 2001, este vinho foi elaborado a partir de vinhas velhas (idade média de 50 anos) na proporção de 55% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot e 5% Cabernet Franc. Esta foi a maior proporção de Merlot no corte de Château Talbot pelo menos nos últimos 28 anos, o que conferiu características diferenciadas a esta safra. Após fermentação em grandes tanques de carvalho e aço inoxidável, o vinho passou por estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês, das quais 50% de primeiro uso.

Degustando

Château Talbot é um vinho que raramente decepciona, até pela sua boa relação custo-benefício para um Cru Classé de Bordeaux. No visual, mostrou coloração ainda rubi com halo de evolução, enquanto no olfativo se mostrou bastante perfumado, com aromas intensos de fruta vermelha madura e florais, acompanhados por notas de pimenta, leve estrebaria, fumo e discreto tostado.

Na boca, um vinho de boa acidez, corpo médio e taninos granulosos e bem integrados. Mostrou boa estrutura e profundidade, um corte bordalês equilibrado, seco, pleno e com boa presença de fruta madura. Muito agradável e sem excessos, este vinho foi cortesia do amigo Roberto, é importado para o Brasil e estava disponível, para safras mais recentes, no site da Vinci a R$ 1.298 em outubro de 2021.

Nome do VinhoChâteau TalbotClassificaçãoQuatrième Cru ClasséSafra2001Produtor Château Talbot UvasCabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet FrancSoloAluvialGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaSaint-Julien Beychevelle (Nouvelle-Aquitaine)DenominaçãoSaint-JulienPaísFrançaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilDiversos

O post Château Talbot 2001, Château Talbot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.