Chianti Classico 2010, Fontodi

A Fontodi é um dos líderes na transformação dos vinhedos da Toscana, no sentido de introdução de práticas agrícolas mais sustentáveis. Algo ainda raro entre produtores de grande porte, boa parte dos cerca de 90 hectares de vinhedo já é cultivada de acordo com princípios orgânicos e biodinâmicos. Isso se reflete na qualidade de fruta de seus vinhos, que conseguem mostrar bom equilíbrio mesmo em safras mais quentes.

O Chianti Classico é o vinho de maior produção da vinícola, com cerca de 60% do total de garrafas produzidas anualmente. É um monovarietal de Sangiovese elaborado a partir de uvas de diversos vinhedos próprios, com densidade média de seis mil plantas por hectare. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas e temperaturas controladas, em tanques de aço inox. O vinho passou por estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês (Tronçais e Allier), todas usadas.

Degustando

Um vinho de muita expressão e bom equilíbrio, talvez sem a rusticidade que caracteriza muitos dos vinhos desta denominação de origem. No visual, mostrou coloração granada bem concentrada, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas e pretas (ameixa), chocolate amargo, acompanhados por notas de torrefação e leve presença de madeira.

No gustativo, um Sangiovese de alta acidez, taninos presentes e bem arenosos, com corpo médio. Mostrou um meio de boca com ótima presença e intensidade de fruta, textura agradável e boa profundidade. Já pronto para consumo, mas certamente pode evoluir ainda mais, com maior integração e adição de mais notas terciárias. Os vinhos da Fontodi são trazidos para o Brasil pela Vinci e uma safra mais recente desta cuvée estava disponível a R$ 553 no site da importadora em dezembro de 2021.

Nome do VinhoChianti ClassicoSafra2010Produtor FontodiEnólogoFranco BarnabeiUvaSangioveseSoloCalcário e argila Graduação Alcoólica14%Sede da vinícolaPanzano in Chianti (Toscana)DenominaçãoChianti Classico DOCGPaísItáliaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilVinci

O post Chianti Classico 2010, Fontodi apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.