Clos Sainte Hune 2009, Trimbach

Clos Sainte Hune é o vinho mais exclusivo da Maison Weinbach, com uma produção anual que dificilmente supera 8.500 garrafas. Mas o que mais o diferencia não é a quantidade, mas sim a qualidade. É difícil imaginar uma relação dos melhores Rieslings do mundo que não inclua este vinho, que atinge um patamar incomparável na Alsácia. É um vinho que necessita de tempo para atingir seu potencial máximo, pelo menos 10 anos, e que pode ser apreciado por muitas décadas.

É um monovarietal elaborado a partir das uvas de uma parcela de cerca de 1,7 hectare na parte central do vinhedo Rosacker, classificado como Grand Cru (apesar disso, a Weinbach opta por lançar o vinho dentro da denominação Alsace).  As vinhas velhas, de idade média superior a 50 anos, foram plantadas em solos de elevado teor de calcário (chamados de Muschelkalk na região) e orientação sul-sudeste. Densidade de 5.550 vinhas por hectare, com rendimento de 50 hectolitros por hectare.

Na vinificação, após colheita manual, as uvas, em ponto ótimo de maturação, passaram por fermentação alcóolica de três a quatro semanas a temperatura controlada de 20 graus, em tanque de aço inoxidável. O vinho não passou por fermentação malolática ou qualquer contato com carvalho e foi mantido em garrafa na vinícola por cinco anos antes de seu lançamento.

Degustando

Um daqueles vinhos para guardar na memória, uma perfeita combinação entre frescor, elegância e complexidade. No visual, mostrou coloração amarela brilhante, com um olfativo marcado por aromas delicados de frutas cítricas e brancas maduras, acompanhadas por notas florais e minerais, algo equilibrado entre as tradicionais notas de petrolato da Riesling e um toque de pedra molhada.

Na boca, um vinho direto e vertical, que revelou o equilíbrio perfeito entre acidez e untuosidade. Ao mesmo tempo em que se mostrou seco e preciso, trouxe densidade e complexidade, com múltiplas camadas e um meio de boa amplo e de muito frescor. De persistência longa, é um vinho que deve evoluir ainda mais, até porque 2009 foi uma safra considerada como de ótima qualidade pelo produtor. Os vinhos da Trimbach são trazidos para o Brasil pela Zahil, mas esta cuvée não estava disponível no site da importadora. No exterior, safras mais recentes estão sendo vendidas na faixa de US$ 270.

Nome do VinhoClos Sainte Hune Safra2009Produtor Maison TrimbachEnólogoPierre Trimbach UvaRieslingSoloCalcárioGraduação Alcoólica14%Acidez total7,45 gramas por litroAçúcar residual2,90 gramas por litro RegiãoRibeauvillé (Haut-Rhin)DenominaçãoAlsacePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilZahil

O post Clos Sainte Hune 2009, Trimbach apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.