Cortezada 2018, Fedellos do Couto

Fedellos do Couto é uma vinícola que cada dia desperta mais a atenção de quem aprecia vinhos espanhóis mais diretos e verticais. Seu foco principal fica em variedades autóctones ou com grande presença na Galícia, sobretudo tintas. E a Mencia, normalmente mais associada com o Bierzo, está em destaque neste grupo.

O Cortezada é um dos dois monovarietais elaborados a partir desta variedade (juntamente com Os Xaras). As uvas, de cultivo orgânico e com uso de princípios biodinâmicos, provêm de um vinhedo de mesmo nome, plantado em 2002 a cerca de 350 metros de altitude e orientação sudeste. Na vinificação, os cachos inteiros foram fermentados exclusivamente com leveduras indígenas a baixas temperaturas, seguida por maceração longa de 60 dias. Parte do vinho passou por estágio em barris de carvalho usado francês de 300 e 500 litros por seis meses, seguido pelo mesmo período em tanques de concreto. Já a outra parte ficou 12 meses em concreto, o que não era feito em safras anteriores.

Degustando

Este vinho foi provado em uma degustação com diversos outros Mencias de produtores mais tradicionais e, sem dúvida, se mostrou como o mais leve e vertical.  No visual, mostrou coloração rubi de baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas e negras (morango e ameixa), florais (violeta), além de notas de especiarias.

Na boca, um Mencia de alta acidez, corpo médio e taninos presentes e picantes. Um vinho de muita vivacidade e frescor, com boa estrutura e abundante presença de fruta fresca na boca. Já pronto para consumo (algo raro para esta variedade) é trazido para o Brasil pela Cellar e estava disponível no site da importadora a R$ 265 em março de 2022.

Nome do VinhoCortezadaSafra2018Produtor Fedellos do CoutoEnólogosCurro Barreño, Jesús OlivaresUvaMenciaSoloXisto e GneisGraduação Alcoólica13,5%Sede da vinícolaOurense (Galicia)DenominaçãoRibeira SacraPaísEspanhaAgriculturaOrgânica e BiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilCellar

O post Cortezada 2018, Fedellos do Couto apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.