El Cosmonauta y El Viaje en el Tiempo 2020, El Mozo Wines

A Rioja vive novos tempos e mostra uma certa mudança de ares. É muito bom ver a tradição de vinícolas centenárias ser mantida e respeitada, mas também é excelente ver que novos produtores inovando. E um deles é a El Mozo Wines, da vinhateira Itxaso Compañon, que atualmente também é a presidente da Asociación de Bodegas de Rioja Alavesa (ABRA).

El Cosmonauta y El Viaje en el Tiempo não é somente um nome particular para um vinho da região, representa, como seu nome pode indicar, uma volta ao passado. Foi elaborado a partir de vinhas velhas de cultivo orgânico provenientes da parcela Monte Viñaspe, plantadas na década de 1940 pelo avô de Compañon, Teodoro Mauleó. É um corte de Tempranillo, Garnacha, Viura, Malvasia e Albillo Real (chamada de Turruntes na Rioja), com as brancas respondendo por cerca de 40% do total. Na vinificação, uma verdadeira viagem no tempo: todas as uvas, tintas e brancas, foram co-fermentadas, 100% com cachos inteiros para maceração semi-carbônica. O vinho não passou por colagem, filtração ou adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho peculiar e de muita pureza, com excelente expressão de fruta. No visual, mostrou coloração púrpura com concentração média e leve toque frizante, trazendo, no olfativo, aromas destacados de frutas vermelhas e negras (cereja e ameixa), com notas de menta e flores frescas, além e um leve toque de álcool.

Na boca, um corte de boa acidez, corpo médio e taninos arenosos mas relativamente sutis. Trouxe um bom equilíbrio e profundidade de boca, embora com uma fruta um pouco mais doce (teria sido a contribuição da Malvasia?) que deixou uma ligeira sensação de dulçor que me incomodou um pouco. Este vinho, que teve uma produção de apenas 666 garrafas e possui certificação orgânica, não é importado para o Brasil, mas pode ser encontrado em lojas online na Espanha a um custo de € 17.

Nome do VinhoEl Cosmonauta y El Viaje en el TiempoSafra2020Produtor El Mozo WinesEnólogaItxaso CompañonUvas Tempranillo, Garnacha, Viura, Malvasia, Albillo RealGraduação Alcoólica14%SoloCalcário ferrosoSede da VinícolaLanciego (Rioja Alavesa)DenominaçãoRiojaPaísEspanhaAgriculturaOrgânica CertificadaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post El Cosmonauta y El Viaje en el Tiempo 2020, El Mozo Wines apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.