Fara 1967, Cantina Sociale dei Colli Novaresi

Alguns vinhos mais antigos são tão fascinantes como misteriosos. E, para quem aprecia Nebbiolo como eu, o noroeste do Piemonte é origem de muitos destes vinhos. Além da denominação de origem mais conhecida da área, Gattinara, há diversas pequenas DOCs, também ao redor da cidade de Novara. E uma delas é Fara, que foi estabelecida em 1969, com apenas cinco hectares de vinhedos.

É uma denominação que elabora apenas vinhos tintos, com um corte incluindo Spanna (como a Nebbiolo é conhecida na região), que entra com 50% a 70% do corte, complementada por duas outras variedades do Piemonte, Uva Rara e Vespolina. O principal produtor nesta DOC era a Cantina Sociale dei Colli Novaresi (ao menos desde sua fundação em 1954), uma cooperativa local que em 1999 se uniu com a Cantina Sociale di Oleggio para formar a Cantine dei Colli Novaresi.

Degustando

Um vinho que impressionou pela incrível capacidade de evolução, na prática um vinho simples de cooperativa que superou 50 anos e proporcionou enorme prazer.  No visual, mostrou coloração granada e concentração média, com o olfativo dominado por aromas de rosas, tabaco e alcatrão, acompanhados por notas tostadas, balsâmicas e de piche.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio e tanino seco, mas ainda bem presente. Mesmo apesar da idade, mostrou uma boa presença de fruta no palato, mesclada com uma nota ferrosa, com muito equilíbrio. Um vinho totalmente íntegro, que certamente pareceu muito mais jovem (talvez 25 anos?) por conta da qualidade e presença de fruta. Foi adquirido em 2019 uma loja em Nova York, por um valor próximo a US$ 40, o que o fez um excepcional custo-benefício.  

Nome do VinhoFaraSafra1967Produtor Cantina Sociale dei Colli NovaresiEnologoGaspare MensiUvasNebbiolo, Uva Rara, VespolinaGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinicolaFara (Piemonte)DenominaçãoFara DOC (a partir de 1969)PaísItáliaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencional

O post Fara 1967, Cantina Sociale dei Colli Novaresi apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.